Sobral – Programa Segundo Tempo: 6 anos promovendo um novo tempo

O Programa Segundo Tempo, iniciativa do Ministério do Esporte em parceria com estados e municípios, realiza atividades em Sobral desde 2003. Durante seis anos, o projeto já atendeu mais de 6 mil crianças e jovens entre 7 e 14 anos. 

Desde a implantação do programa, tem aumentado a quantidade de atendimentos e os núcleos na cidade. Em 2009, o Segundo Tempo atendeu quase 14.000 crianças e jovens, com 32 núcleos na sede e 18 nos distritos de Sobral, 41 escolas públicas municipais, 19 estaduais e órgãos e entidades como APAE, CAPs, PETI, entre outras.

O Programa Segundo Tempo vem promovendo um novo tempo na vida para crianças e jovens. Com a finalidade de oferecer atividades esportivas e educacionais complementares à jornada escolar, o projeto abrange também questões relacionadas à saúde, à cultura, ao meio-ambiente. No contra-turno escolar, os jovens atendidos não ficam nas ruas, mas nos núcleos participando das atividades, além de receberem um importante reforço alimentar balanceado.

Segundo o Coordenador do programa em Sobral, Domingos Sávio, a continuidade do programa em 2010 já está garantida. “A Prefeitura de Sobral e o Ministério do Esporte renovaram o convênio. Nossa expactativa é de atender neste ano, 15.000 crianças e jovens e envolver dezenas de profissionais de educação física, pedagogia, agentes comunitários de esporte e lazer, além de técnicos que atuam na parte administrativa do Programa”, avaliou Sávio.

O Programa Segundo Tempo em Sobral, por estas características, constitui-se no maior e mais importante programa social do município, com relevante impacto social, promovendo a cidadania e a inclusão social através do esporte.

De Sobral,
Miguel Silva