Terceira via ganha força em encontro no final de semana

O ano está no início e promete esquentar ainda mais com as articulações dos partidos para a eleição de outubro. Neste final de semana ganhou fôlego a possibilidade de uma terceira via para a disputa do governo do estado: líderes do PP participaram no sábado de um almoço com o pré-candidato ao Piratini, Beto Albuquerque (PSB).

O encontro serviu para comemorar os 46 anos de Albuquerque, completados no dia 6 de janeiro, e se realizou na casa de praia do ex-ministro Francisco Turra, em Rainha do Mar. Turra é tio e padrinho do socialista. Mas o que motivou, de fato, a reunião, nas palavras do próprio Turra, foi "o caminho da candidatura da terceira via ao governo do Estado".

Para convencer seus colegas de partido de que a candidatura de Beto ao Piratini tem chances reais, Turra lança mão de levantamentos que indicariam a boa aceitação do socialista pelos eleitores gaúchos. Segundo Beto, PSB e PTB (outra das siglas que pode integrar a composição "alternativa") já estão encaminhando uma nova pesquisa, com o objetivo de medir as preferências dos eleitores. O sonho do deputado é a formação de uma aliança que reúna, pelo menos, PSB, PTB, PP, PCdoB e PPS. Os levantamentos a serem feitos deverão indicar se ele ou o deputado estadual Luís Augusto Lara, pré-candidato do PTB ao Piratini, tem mais viabilidade eleitoral para encabeçar a chapa que disputará o governo. Ao PP, será destinada uma das vagas do Senado.

A composição anima ainda integrantes do PCdoB. A deputada federal Manuela D''Ávila e o presidente do partido no RS, Adalberto Frasson, estavam entre os convidados de Turra para o almoço de sábado.

Da redação local
com informações C Povo Net