Sem categoria

Ministério libera 10 milhões para São Luiz do Paraitinga (SP)

O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, anunciou nesta terça-feira a liberação de R$ 10 milhões pelo governo federal para serem empregados na reconstrução do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga (SP). Segundo o ministro, a liberação dos recursos foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem acompanhando a tragédia ocorrida na cidade em decorrência das fortes chuvas do início do ano.

Por Marcelo Pedroso

São Luiz do Paraitinga

"Liberamos R$ 10 milhões para os trabalhos no centro histórico. O valor é baseado no que foi gasto em Goiás Velho", disse o ministro. A cidade goiana se tornou modelo para os trabalhos de reconstrução após ser devastada pelas chuvas na virada de 2001 para 2002.

De acordo com Manevy, existe ainda a possibilidade de se antecipar o processo de tombamento de São Luiz como patrimônio nacional para facilitar o aporte de recursos.

O ministro está em São Luiz do Paraitinga nesta terça-feira, onde participou de uma reunião com o secretário estadual de Cultura, João Sayad, além de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de Estado de São Paulo (Condephat), e da Defesa Civil.

Segundo Sayad, a prioridade será o desenvolvimento de projetos para a reconstrução da Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa e da Capela das Mercês, destruídas pela enchente do rio Paraitinga. "Acredito que, no final de abril, os projetos estejam prontos, e devemos começar a reconstrução em junho. A reconstrução deve demorar cerca de um ano", disse.