Sem categoria

PCdoB saúda 60 anos do PC da Bolívia e quer aprofundar relações 

Devido à comemoração do 60º aniversário do Partido Comunista da Bolívia neste domingo (17), o PCdoB emitiu nota em que cumprimenta os membros do partido pela data e reafirma os laços entre os dois partidos. E destacou que “neste importante momento em que é forte a tendência progressista e avançada que prospera na América do Sul, Bolívia e Brasil devem aprofundar ainda mais suas relações comuns e históricas”. Acompanhe a seguir.

Ao Comitê Central do Partido Comunista da Bolívia (PCB)

Estimados camaradas,

Em nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), enviamos uma afetuosa e fraterna saudação pela passagem do 60º aniversario de fundação do irmão Partido Comunista da Bolívia (PCB), celebrado dia 17 de janeiro, com atos em La Paz e por toda Bolívia.

A relação de amizade e cooperação internacionalista entre os comunistas bolivianos e os comunistas brasileiros vem de longe. A cooperação entre os dois partidos começa logo após a fundação do PCB, com frutíferas relações nas esferas política e ideológica e no trabalho de massas.

Nosso partido acompanha com grande atenção as conquistas recentes que alcançou o povo boliviano. Desde o ano de 2005, quando as forças políticas populares e representativas dos interesses da maioria dos bolivianos chegam ao governo nacional, verificamos avanços importantes nos terrenos social, democrático e da soberania de seu país, cujo principal marco é a retomada da posse de seus recursos naturais. A nova e democrática Constituição é um importante sintoma deste novo período.

Neste contexto, também observamos com grande alegria o fortalecimento do Partido Comunista da Bolívia. Neste novo processo que vive o país, chama atenção a voz firme dos comunistas, junto a seus aliados na Aliança Revolucionária Antiimperialista, sempre em defesa da mudança e da efetuação de avanços ainda mais substanciais tendo em vista os interesses nacionais e populares.

Camaradas,

O mundo dava sinais desde o ano de 2007 da chegada da mais grave crise do capitalismo vivida em muitas décadas. Esta crise recaiu – como sempre ocorre nas crises do capitalismo – sobre as costas dos trabalhadores e das classes mais humildes do povo. Ainda que manifestadas a gravidade e profundidade da crise, os países centrais, depois de um pânico inicial, mantiveram quase intactas as formas de funcionamento do sistema.

Os comunistas devem retomar a luta pelo socialismo sob essas novas condições, aprendendo com os êxitos e erros das experiências do passado e com as experiências e ensinamentos de nossos próprios povos.

Em especial, se coloca diante de nossos olhos o desafio de aprofundarmos a unidade de nossa América Latina, buscando fortalecer estruturas de unidade de nossos países, tais como a Unasul, o Mercosul e a Alba. Neste importante momento em que é forte a tendência progressista e avançada que prospera na América do Sul, Bolívia e Brasil devem aprofundar ainda mais suas relações comuns e históricas.

Como povos vizinhos, que compartilham 3.423 quilômetros de fronteira ao longo de três estados bolivianos (Pando, Beni e Santa Cruz de la Sierra) e quatro brasileiros (Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) Bolívia e Brasil vivem o melhor momento histórico de suas relações bilaterais. Temos a convicção de que a coesão e a integração de nossos povos e países podem ajudar a resolver problemas concretos de nossa população, sobretudo dos trabalhadores dos dois lados da fronteira.

Camaradas,

O Partido Comunista da Bolívia e o Partido Comunista do Brasil, em sua histórica e fraterna relação de amizade, têm grandes possibilidades de potencializar ainda mais seus vínculos bilaterais. Nosso partido está aberto a seguir desenvolvendo essas relações.

Do Brasil, manifestamos nossos desejos de plenos êxitos em seu trabalho e luta revolucionária, com votos de que vocês consigam colocar em marcha os avanços que têm planejado para o próximo período.

Viva o 60º aniversario do Partido Comunista da Bolívia!

Viva a amizade fraterna entre o Partido Comunista da Bolívia e o Partido Comunista do Brasil.

Renato Rabelo
Presidente

José Reinaldo Carvalho
Secretário de Relações Internacionais