Sem categoria

Novo Programa e Estatuto já estão disponíveis em livro

O PCdoB, em parceria com a editora Anita Garibaldi, acaba de lançar o livreto com o Programa Socialista e o Estatuto aprovados durante o 12º Congresso do partido, realizado em novembro. Essencial para a atuação militante, a publicação tem como missão chegar ao maior número possível de membros do partido, bem como para fora das fileiras comunistas, àqueles que tenham interesse em conhecer mais o funcionamento e as linhas norteadoras da política do PCdoB.

Livreto_Programa e Estatuto

Para facilitar o acesso aos documentos, o livreto – de 160 páginas – será vendido por R$ 4,00 (avulso) ou, para cotas de no mínimo 50 exemplares, cada um sairá por R$ 2,40. O objetivo da direção é que os comitês estaduais e municipais adquiram suas cotas para venda ou distribuição junto aos seus filiados.

A evolução do Programa

O Programa Socialista ora publicado é o quinto do PCdoB ao longo de sua história. Outros foram aprovados em 1954, 1962, 1988 e 1995, o que, segundo a apresentação do livreto – assinada por Adalberto Monteiro, secretário de Formação – “revelam o esforço progressivo de elaboração da estratégia da revolução brasileira”.

Para ele, “apesar das insuficiências, foram positivos os textos de 1954 e 1962. Quanto ao de 1988, é perceptível o acúmulo teórico do partido e seu conhecimento sobre o Brasil. Contudo, apesar de sublinhar as transformações capitalistas ocorridas no país, ainda sustentava, equivocadamente, a validade da concepção de duas etapas estratégicas da revolução”.

Já com a Conferência de 1995, que resultou em um novo documento, o PCdoB – nas palavras do presidente Renato Rabelo – rompia “com três preceitos esquemáticos: inevitabilidade de duas etapas da revolução nos países dependentes ou semicoloniais; existência de um modelo universal (único) de socialismo; trânsito direto à construção socialista após a conquista do poder”. O resultado fazia com que o partido rompesse com o dogmatismo e amadurecesse seu pensamento programático.

Segundo Monteiro, “o 12º Congresso apurou ainda mais essa linha de pensamento estratégico. Se o programa de 1995 estava essencialmente correto, ele se equivocava, contudo, ao tentar descrever em detalhes a sociedade socialista futura, ao passo que economizava demasiadamente na descrição do caminho que poderia nos conduzir a ela”.

Por fim, conclui do dirigente, “a estratégia, para ser factível, deve estar situada na dinâmica da história brasileira e no contexto do mundo contemporâneo”. E é este o objetivo buscado pelo novo Programa.

O livreto pode ser adquirido através da página da editora Anita Garibaldi, pelo telefone (11) 3129-3438 ou pelo e-mail [email protected].

Da redação