Lula chega a Minas nesta terça com Dilma e mais seis ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre nesta terça-feira (19) uma extensa agenda de compromissos políticos e inaugurações em Minas Gerais, acompanhado por uma comitiva de parlamentares e sete ministros. Lula chega acompanhado de Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à Presidência da República, Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), pré-candidato do PT ao Governo de Minas, e Hélio Costa (Comunicações), também pré-candidato ao Palácio da Liberdade, pelo PMDB.

Lula em evento do PAC

Ainda integram a comitiva os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Fernando Haddad (Educação), Édison Lobão (Minas e Energia) e Luís Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

A visita abre a série de viagens que o presidente deverá fazer a Minas neste ano, em companhia dos candidatos do PT aos Palácios do Planalto e da Liberdade. A comitiva do presidente tem previsão de chegada às 9h45 no Aeroporto de Araçuaí, de onde Lula seguirá para a vizinha Jenipapo de Minas, também no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas. Em Jenipapo, Lula e os ministros inauguram a Barragem de Setúbal, obra iniciada em 1980 e que agora foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Pela manhã, no Vale do Jequitinhonha, Lula participou de duas inaugurações: a da barragem Setúbal e a do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) do Norte de Minas. Lula chega esta terça-feira (19) a Juiz de Fora para uma visita de quatro horas. Neste período ele participa de duas solenidades, uma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) hospitalar e, outra, na Usina Termelétrica. A primeira visita do presidente Lula será na Usina Termelétrica. No fim da tarde ele deve acionar a turbina convertida bicombustível da unidade. A usina é a primeira do mundo com a capacidade de usar álcool e gás natural. O diretor da empresa fabricante da turbina, John Ingham, diz que o trabalho de conversão aérea é bem prático. O álcool chega por caminhões e é armazenado em tanques, depois é bombeado para a turbina. A Petrobrás diz que o sistema tem a mesma eficiência da usina a gás. A termelétrica de Juiz de Fora irá compor o sistema interligado nacional. De acordo com a Petrobrás foram investidos R$45 milhões. A turbina convertida tem potência de 43 MW, o suficiente para produzir energia para 150 mil pessoas. Antes de voltar à Brasília, o presidente Lula visita também uma UPA. A primeira a ser inaugurada será a de Santa Luzia. A unidade deve oferecer 15 leitos, sendo três de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa é que 35 médicos, 10 enfermeiros e 32 auxiliares de enfermagem prestem serviços 24h para mais de 200 mil pessoas de Juiz de Fora, São João Nepomuceno e Bicas. Em fevereiro será inaugurada uma outra, nos mesmos moldes, em São Pedro. Entidades filantrópicas vão administrar as unidades. Para gerenciar as unidades receberão R$650 mil. A de Santa Luzia será de responsabilidade da Maternidade Terezinha de Jesus e a de São Pedro do Hospital Universitário (HU) da UFJF. Aécio Neves justifica ausência

O governador Aécio Neves (PSDB), entretanto, alegou que tem outros compromissos na agenda e não vai acompanhar o presidente em sua passagem por Minas. Em entrevista concedida na tarde de ontem, no Rio de Janeiro, o governador informou que foi comunicado da agenda quase no final de semana. “Já estou retornando agora para Belo Horizonte e tenho outros compromissos em Minas. Expliquei isso ao presidente, que compreendeu perfeitamente”, explicou Aécio.

Fonte: Agencias