Cruz das Almas: Governo lança projeto de mapeamento de terreiros

O dia 21 de janeiro está consolidado como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. E, para comemorar a data, o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi, lançou, na tarde desta quinta-feira (21/1), o projeto Mapeamento dos Espaços de Religião de Matriz Africana no Baixo Sul e Recôncavo. A cerimônia aconteceu na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo Sul da Bahia.

“Cruz foi escolhida por já ter uma referência, um trabalho voltado à questão racial”, explica a secretária municipal de Políticas Especiais, Ilza Francisca. O referido trabalho teve início no final de 2008, com um mapeamento dos terreiros da cidade, e foi interrompido justamente para aderir ao projeto estadual, de maior alcance e abrangência.

A cerimônia de lançamento contou com a presença da titular da Sepromi, Luiza Bairros, e de lideranças religiosas do Recôncavo. O projeto se estende até dezembro de 2010 e a meta é mapear todos os terreiros da região, culminando com o lançamento de um livro.

A partir de fevereiro, tem início a pesquisa de campo, com visita aos espaços religiosos. “É preciso conhecer realidade desses espaços para se conseguir promover políticas públicas específicas para o segmento”, destacou Ilza, que também é secretária de Organização do Diretório do PCdoB em Cruz das Almas. Entre as principais reivindicações dos representantes das religiões de matriz africana, a regularização fundiária e investimentos em infra-estrutura.

Histórico

O projeto de mapeamento dos terreiros remete à iniciativa da vereadora de Salvador, Olívia Santana (PCdoB) que, em 2004, instituiu o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, em memória da Ialorixá Mãe Gilda, do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, vítima de um infarto fulminante num 21 de janeiro, justamente por conta de ato de intolerância religiosa. A partir do Projeto de Lei da vereadora, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) encaminhou um PL à Câmara Federal, estabelecendo a data também a nível nacional.

De Salvador,
Camila Jasmin