João Cláudio comemora 20 anos de carreira com shows em Teresina

O bom humor possibilita a transposição sensível do cotidiano, do humano, do riso e da crítica inteligente para os palcos. Chico Anísio costuma dizer que é preciso uma longa estrada para entender e fazer esta arte, precisamente 20 anos, para se formar um bom humorista e mais uma vida inteira de aperfeiçoamento.

João Cláudio Moreno - Arquivo
O humorista João Cláudio Moreno chegou lá, no último mês de dezembro completou duas décadas de humor e para comemorar tal evento ele apresenta um show especial neste sábado e domingo, dias 23 e 24, no Theatro 4 de Setembro. No sábado o show acontece as 21 horas e no domingo as 20 horas. Os ingressos estão a venda na bilheteria do Theatro.

João Cláudio não gosta de auto-elogios ou de dizer que é completo, quem trabalha com o humorista diz que ele está sempre insatisfeito e em constante busca de novos aprendizados. Mas quem já viu João Claudio no palco sabe que os 20 anos de trabalho já lhe renderam qualidade pouco vista entre os artistas brasileiros da atualidade.

Este piauiense leva para os 20 anos no palco o que vivenciou em 42 anos de vida. A experiência no seminário e como jornalista, a infância no interior, o relacionamento com a mãe e até a experiência na política ele junta à facilidade de contar histórias e faz disto um show. “Do ponto de vista do fazer artístico, me sinto plenamente maduro”, avalia o artista ao falar sobre os 20 anos de carreira.

Falta de grandes estruturas de trabalho, sem programa de televisão na grande mídia nacional, João Cláudio está fora da lógica industrial da cultura. No entanto seus produtos conseguem atingir um índice numeroso de pessoas, os seus DVDs gravados em shows são vendidos em lojas e já caíram no gosto da pirataria. A Internet é um bom exemplo de como avaliar a amplitude da carreira de João Cláudio, seus vídeos no You Tube já chegam a 90 mil exibições. As comunidades que levam seu nome nos sites de relacionamento também são recordes de participantes.

As aparições em programas de alcance nacional lhes renderam divulgação e contratos em todos os Estados Brasileiros. No entanto João Cláudio considera o boca a boca o melhor marketing. “O que falta em estrutura sobra em sinceridade, em franqueza, em conteúdo e em amor”, conta.

Ele costuma preservar amizades e cativar aqueles que o assiste. Chega sempre com antecedência nas cidades que faz shows para conhecer pessoas e entender a cultura local, são estes contatos que lhe rende boas histórias no palco. Uma de suas características peculiares é a capacidade de fazer shows exclusivos para cada tipo de público. Ele explora temáticas especiais considerando o grupo de pessoas que irá vê-lo. Explicou, em entrevista, que consegue produzir um show temático em uma semana.

Em 20 anos, João Cláudio acompanhou muitas mudanças na sociedade. Ele explica, por exemplo, que o tratamento do humor com relação aos políticos e do político com relação ao humor se alterou devido as mudanças no comportamento social. “Hoje, o cinismo ultrapassou qualquer barreira da perspicácia. Hoje é salve-se quem puder; vale tudo. E todos os valores foram invertidos. Hoje nenhum político vai corar de for chamado de ladrão ou de corrupto. Está inserido numa cultura inversa; vai sorrir. Perdemos a noção da ética e da etiqueta, que é a ética pequena, que é dar bom-dia, boa-noite, sentar, não arrotar, nem peidar. Perdemos isso (risos). Estamos vivendo na época de tudo é possível; não há mais escrúpulos nem para o político e nem para o eleitor”, analisa o humorista.

A sensibilidade intrínseca na pessoa de João Cláudio, perceptível no palco e no convívio pessoal, lhe causa inquietações e questionamentos. Os mesmos sentidos que lhe proporciona criatividade, também lhe causa dor. O humorista encara a vida como um desafio diário e disse que “lutar pela sobrevivência num mundo inteiramente complexo que cada vez mais valoriza o consumo e a superficialidade das coisas; suga a criatividade das coisas; eu sou um ser profundo vivendo na superfície. Isto é um dilema existencial angustiante”.

De formação católica, ele busca equilíbrio na religiosidade e no próprio humor. “A religião é importante para a pessoa se conhecer e agüentar o fardo que é a vida. Como o humor, é importante; é a saída. As piadas que se fazem sobre as coisas é para agüentar a vida. Por isso que na Suíça não tem humorista, por que lá não tem problema. Tem muito humorista é no Nordeste porque o povo passa até fome e sobra problema”.

Vinte, parecem ser somente os primeiros anos de uma promissora carreira, João Cláudio já planeja um novo show com título “A minha História com as mulheres”. Promete ser um show engraçado e extremamente filosófico sobre a relação homem-mulher. A inspiração serão as mulheres com quem mais conviveu: mãe, ex-mulher, filha e namorada.

Com a consolidação da carreira deste humorista piauiense ganha a cultura popular. João Cláudio consegue desempenhar, entre tantas funções, a de divulgador do que costuma chamar de “nordestinidade”. Consegue ser ao mesmo tempo universal, ao tratar de temas como amor, angustia e pobreza e regional, ao valorizar em seus shows os personagens populares do cotidiano nordestino.
 

Daiane Rufino
Especial para o Vermelho