Assembleia lança memória da ditadura

A Escola do Legislativo da Assembleia gaúcha lança, dentro da programação do FSM10, a coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul – (1964-1985): História e Memória.

A obra é composta por quatro volumes. O primeiro aborda "Da Campanha da Legalidade de 1961 ao Golpe de 1964". O segundo trata da "Repressão e Resistência nos Anos de Chumbo". O terceiro volume denuncia "Conexão Repressiva e Operação Condor". E o último volume destaca "O Fim da Ditadura e o Processo de Redemocratização".

O conjunto traz uma análise de jornalistas, políticos e nomes importantes sobre a importância da mídia na sustentação do regime que se estendeu até 1985. É este o caso do texto de Luiz Cláudio Cunha. O jornalista avalia diferentes veículos de comunicação de 1964, buscando evidenciar a participação da grande imprensa na divulgação de ideias anticomunistas e na oposição a João Goulart.

Prefaciada pelo escritor Luis Fernando Veríssimo, a coletânea será lançada às 19h do próximo dia 27, pelo presidente da casa, deputado Ivar Pavan no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa. Após haverá um Sarau Especial no Teatro Dante Barone, que marcará os 10 anos do FSM. O show coletivo reunirá os cantores e músicos locais Leonardo Ribeiro, Raul Ellwanger, Nancy Araújo, Mário Falcão, Zé da Terreira, Eduardo Solari, Ricardo Pacheco e os convidados: Hector Rojas (Chile) Daniel Drexler e Sebastián Jantos (Uruguai).

C Povo Net