Sem categoria

 UFSCar abre 57 vagas neste ano para pessoas refugiadas

 A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) abriu inscrições que seguem até o próximo dia 5 para estrangeiros refugiados no Brasil com interesse em estudar na instituição. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, existem dois alunos refugiados matriculados desde o ano passado.

Será aberta uma vaga em cada um dos 57 cursos nos três campi –São Carlos, Araras e Sorocaba. Segundo o pró-reitor de graduação adjunto da UFSCar, Vitor Luiz Sordi, apesar de ter uma vaga em cada curso, a demanda é pequena. Em 2009, no primeiro vestibular específico para esse público, houve três inscritos. Um foi reprovado.
 
"No Brasil, existem em torno de 4.000 refugiados. Portanto, trata-se de um público muito restrito, e certamente não haverá candidatos em todos os cursos", respondeu Sordi, por e-mail.
 
As duas únicas alunas refugiadas são irmãs e vieram da Angola. As estudantes estão em campis diferentes –uma está em São Carlos e outra em Araras.
 
O vestibular específico foi feito para atender ao Estatuto dos Refugiados, de 1951, que preconiza que o acesso à universidade a essas pessoas seja facilitado. A UFSCar regulamentou o processo seletivo em 2008.
 
A relação de convocados para o vestibular de 2010 sai no dia 24 de fevereiro. Eles deverão passar por avaliação. O resultado está previsto para o dia 5 de março.

Com informações Folha Online