UJS: curso debate 2010 e lança o 10º congresso estadual

A UJS do Rio de Janeiro realizou, de 20 a 23, seu curso estadual de formação, no sítio da Paz, em Magé. O encontro, que reuniu 85 jovens de diversas cidades, debateu o projeto político para 2010 e lançou o congresso estadual e o 15º congresso nacional da entidade, que acontecerá ainda no primeiro semestre, na Bahia.

UJS

O curso reuniu jovens da Capital, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói, Petrópolis, Araruama, Búzios, Mesquita, Volta Redonda, Campos, Rio das Ostras e Saquarema.

O curso começou com uma confraternização pela manhã, no dia 20, para receber as delegações. No mesmo dia, a primeira aula foi realizada pela presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, que abordou a conjuntura política estadual e nacional.

No dia seguinte, foi a vez do professor da UFRJ, Fernando Amorim, que falou sobre o mundo pós-crise. Mais tarde, o economista Carlos Henrique Tibiriçá (Caíque) falou sobre a construção de um projeto nacional de desenvolvimento para o país. Para fechar o dia, o professor Marcos Costa – secretário de Finanças do PCdoB-RJ – abordou a luta do povo brasileiro e a formação do Brasil. Por fim, a UJS promoveu um grande baile de carnaval.

No dia 22, os jovens debateram o papel da UJS no estado e a luta institucional. A aula foi ministrada pelo coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio, Igor Bruno.

No dia 23, a juventude realizou uma plenária estadual, que entre outros pontos fez uma avaliação da participação da UJS no último congresso da UBES. Além disso, o secretário nacional de Comunicação da UJS, Fernando Henrique, falou sobre o próximo congresso nacional da entidade, que deve ocorrer de 17 a 20 de junho.

A plenária também aprovou a entrada do ex-presidente da UBES, Ismael Cardoso, na executiva estadual da UJS-RJ. O momento foi ainda de lançamento do 10º congresso estadual da entidade, que pretende filiar em todo o estado cerca de 30 mil jovens.

Segundo a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos de Lima, “esse curso teve como principal objetivo preparar a militância para os desafios de 2010. Estiveram aqui jovens de vários municípios do estado, e essa foi uma grande resposta dada por eles, que agora terão melhores condições de organizar a luta da UJS em cada cidade. A direção estadual também está de parabéns, pois se empenhou na construção deste curso, que apesar das dificuldades termina com grande êxito”.