Gaúchos querem discutir Ferrosul em audiência pública

O prefeito em exercício de Passo Fundo, René Cecconello, convidou o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a participar de audiência pública no próximo dia 26 de fevereiro naquele município, localizado no Norte gaúcho, para ¨atualizar o conjunto de passos dados desde o início da mobilização e evoluir para a discussão do traçado no Rio Grande do Sul a partir dos estudos existentes¨.

Cecconello, que veio ao Paraná liderando o “Comitê de vereadores e entidades em apoio à mobilização para a criação da Ferrosul¨, afirmou que o grupo quer ajudar a criar ¨um espaço de articulação das forças políticas e empresariais da região¨ para viabilizar a ferrovia em seu Estado. Pelo atual projeto da Ferroeste, um dos ramais vai até Chapecó (SC), na divisa com o RS.

Participaram da reunião na Ferroeste, nessa segunda-feira, 25, o vereador Juliano Roso (PcdoB); o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa), Dimas Froner; o empresário Elmar Luiz Floss, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo; além de Joel Benin (PcdoB) e Nelson Soffiatti (BRDE).

¨Manifestações como esta da comunidade de Passo Fundo¨, sublinha o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ¨demonstram que a transformação da Ferroeste em Ferrosul não é apenas uma idéia defendida por nós, mas uma necessidade percebida pelo conjunto da sociedade e dos governos da região Sul do Brasil. A criação da Ferrosul nasce de um amplo movimento social. Daí a sua força irresistível¨.

Segundo o vereador Juliano Roso, autor da proposta de criação do comitê de apoio à Ferrosul em Passo Fundo, ¨a importância do projeto para o Norte e Noroeste gaúcho é estratégica¨. Roso lembra que Passo Fundo é um pólo econômico importante na área do agronegócio e da indústria de máquinas.

Em 8 de outubro, a Ferroeste fez uma audiência pública para discutir o novo ramal de Chapecó no município de Nonoai, no Rio Grande do Sul, quando foi elaborada a Carte de Nonoai, “certidão de nascimento da Ferrosul”, de acordo com declaração do presidente Samuel Gomes.

Fonte: Ferroeste