Maurício Ramos fala sobre as novidades do setor metalúrgico

Na próxima quinta-feira (4 de fevereiro), às 18h, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ) Maurício Ramos estará na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio para debater sobre as novas possibilidades que se abrem com a perspectiva de fortalecimento da indústria metalúrgica, em especial o setor naval na região.

Em outubro passado, a Petrobrás arrendou o antigo estaleiro Ishibrás, localizado no Caju, centro do Rio, onde poderão ser construídos navios de até 280 mil toneladas, sondas, cascos para plataformas e navios menores para transporte. O pólo será capaz ainda de fabricar as 19 sondas que a Petrobrás precisa para a produção do pré-sal.

Considerado o maior pátio a céu aberto da América do Sul, o Ishibrás tem funcionado nos últimos anos com menos de 20% da sua capacidade de produção. Em 2009, o Sermetal – então dono do estaleiro – ainda demitiu cerca de 800 trabalhadores. O Sindicato e os trabalhadores tiveram que pressionar pelo pagamento de todos direitos.

O contrato de arrendamento da Petrobrás é de 20 anos e prorrogáveis por mais 20. A expectativa é de que sejam criados, pelo menos, 10 mil empregos diretos e indiretos.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio fica Rua Ana Neri 152, São Cristovão.