UJS/PA realiza Curso e Plenária Estadual

Nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, a UJS/PA realizou Curso de Formação Política e Plenária Estadual, em Mosqueiro (PA), distrito da Capital Belém.

Na sexta, 22, houve a Aula “Crise do Capitalismo”, ministrada pelo Historiador Michel Sodré, também Séc. De Formação do PCdoB em Belém, em seguida foi apresentado o vídeo do 14º Congresso nacional da UJS realizado em São Paulo no ano de 2008.

A manhã do dia 23 iniciou com a Aula “Socialismo e Juventude”, ministrada pelo Ex-Presidente Nacional da UJS Jorge Panzera, que atualmente é Séc. de Organização do PCdoB no Pará e também Séc. de Estado de Esporte e Lazer. Em seguida Newton Miranda, Presidente Estadual do PCdoB Pará e Superintendente do Patrimônio da União no Pará, ministraram a Aula “Conjuntura Nacional e Estadual”. Finalizando o ciclo de debates houve a aula “A Participação Política da Juventude” ministrada pelos Camaradas Mailson Lima, ex – Presidente Estadual da UJS/PA e atualmente Presidente do Conselho Estadual de Juventude e Ketno Lucas, Séc. de Juventude do PCdoB do Pará. As Aulas fizeram com os cerca de 40 militantes presentes produzissem intervenções de altíssima qualidade mostrando que a juventude comunista paraense esta ligada e preparada na defesa de um país mais soberano e igualitário.

No final da tarde, já com a presença da Camarada Renata Petta, da Direção Nacional da UJS, foi dado inicio a Plenária Estadual, com a presença dos camaradas dos municípios de Belém, Augusto Correa, Marapanim, São Miguel do Guamá, Castanhal e Ananindeua. Inicialmente houve uma apresentação do Planejamento traçado pela DN e em seguida os Camaradas Rodrigo Moraes, Henos Silva e Alexandre Vírgula, membros da Executiva Estadual, apresentaram o planejamento e metas da UJS/PA para o primeiro semestre. prosseguindo os participantes do curso foram divididos em quatro GT’s, de ME Secundarista, de ME Universitário, de Jovens Trabalhadores e de Cultura e PPJ, as áreas de atuação ativas na UJS/PA.

A manhã do dia 24 encerrou com programação cultural e esportiva finalizando com uma belíssima visita à “praia do Paraíso” antes do retorno dos participantes à seus respectivos municípios de origem. É a UJS/PA iniciando o ano com muita política e debate visando as batalhas que serão travadas no ano de 2010.

De Belém (PA)
Henos Silva – Vice Presidente da UJS/PA