Sem categoria

EUA sofrem maior tombo em 63 anos

PIB do país desabou 2,4% em 2009. Foi a maior queda da economia desde 1946

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos desabou 2,4%, em relação a 2008, quando tivera discreta alta de 0,4%. Foi o pior resultado da economia do país desde 1946, quando a queda atingira 10,9%. O PIB não saiu do vermelho mesmo com o país crescendo 5,7% no quarto trimestre, se o resultado fosse anualizado, segundo dados preliminares do Departamento do Comércio.

No terceiro trimestre a economia cresceu 2,2% – o dado sofreu duas revisões para baixo. A leitura inicial, divulgada em outubro passado, mostrara avanço de 3,5%; um mês depois, no entanto, o número foi revisto para expansão de 2,8%. O enfraquecimento do setor de construção comercial, a desaceleração do consumo, a diminuição dos investimentos em equipamentos e softwares e a redução dos estoques pelas empresas contribuíram para a queda.

Apesar de o país continuar em recessão e com desemprego elevado, órgãos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), continuam a fazer previsões otimistas para 2010. O relatório World Economic Outlook (Perspectivas Econômicas Mundiais), publicado em outubro passado, projeta crescimento de 2,7% este ano para os EUA, contra previsão anterior de 1,5%.

Quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) afirmara que as informações recebidas desde a reunião de seu comitê de política monetária, em dezembro, sugeriria que a atividade "tem mantido a recuperação" e que o ritmo de deterioração do mercado de trabalho diminuiu. Apesar desse otimismo, o Fed manteve os juros dos EUA em 0%, sinalizando que esse patamar deve permanecer por longo tempo.

As informações são do Monitor Mercantil