Sem categoria

Palocci desiste oficialmente de concorrer ao governo de SP

O deputado Antonio Palocci (PT-SP) comunicou oficialmente hoje ao comando do PT paulista que desistiu de concorrer ao governo de São Paulo.

A Folha Online apurou que Palocci explicou à Executiva Estadual que este não é o melhor momento para participar da disputa, mas se colocou à disposição do partido para ajudar na campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.

Como um dos pré-candidatos ao governo paulista, Palocci se reuniu hoje pela manhã com a Executiva Estadual para fazer uma avaliação da conjuntura político-eleitoral. Na conversa, o deputado disse que prefere se candidatar à reeleição.

Além de Palocci, o PT paulista já ouviu outros dois pré-candidatos: o ministro Fernando Haddad (Educação) e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT).

A reportagem não localizou Palocci para comentar a desistência da candidatura.

Emidio de Souza disse à Folha Online que, apesar de não estar surpreso com a decisão de Palocci, lamenta a decisão do "companheiro de partido". Com a desistência, o petista promete intensificar a campanha.

"Eu tinha decidido não disputar com o Palocci se ele fosse candidato. Tinha até falado isso pessoalmente a ele. Mas agora que ele desistiu não só vou manter [a pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo PT] como vou intensificá-la", disse o prefeito, ao ressaltar que Palocci está saindo para "fazer um papel fundamental para a eleição da Dilma".

Segundo reportagem da Folha, Palocci deverá coordenar a campanha de Dilma ao Planalto. A reportagem informa que o deputado tem procurado amigos para manifestar a intenção de aceitar o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias de 2009 e repetido pela própria Dilma no início de janeiro.

Nessas conversas, ele conta ter combinado com Lula e Dilma que seu trabalho se dará em várias frentes, mas que a coordenação política, especialmente a negociação institucional com partidos aliados, ficará a cargo do presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Fonte: Folha Online