UJS-GO realiza curso básico de formação para secundaristas

No último fim de semana de janeiro, a direção da União da Juventude Socialista em Goiás realizou o Curso Básico de Formação para estudantes secundaristas. O evento aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2010 no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da UFG (Sint-Ifesgo) no Setor Universitário, em Goiânia.

                                                                                                                                                                             O curso, destinado a 35 jovens de 10 cidades do estado abordou temas como: A historia de lutas do povo brasileiro, Introdução ao socialismo, Historia da UJS, Manifesto da UJS, A atuação da UJS nos movimentos juvenis, concepção de movimento estudantil, a juventude e o povo na luta por mudanças no Brasil e na América Latina.

O secretário institucional do PCdoB-GO, João Guimarães Sobrinho fez uma exposição no sábado á tarde sobre “O povo brasileiro na luta faz historia” do Curso Básico em Vídeo (CBV), Brasil outros 500.

A diretora de Formação da UJS-GO, Tamara Naiz, ministrou as aulas Concepção e História da UJS, a necessidade da luta política consciente da Juventude e a Ação da UJS nos movimentos juvenis. Houve ainda exibição de filmes, como Araguaia – A Conspiração do Silêncio (longa-metragem baseado em pesquisa – diretor e roteirista Ronaldo Duque) e Ilha das Flores (curta-metragem, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989) nos finais de tarde seguidos por debates.

Para Tamara Naiz, a entidade se propõe estatutariamente ser uma escola de socialismo para a juventude, “porque entende que a teoria socialista é a bússola para a ação dos jovens revolucionários e por isso os cursos de formação política são tão importantes.

Segundo Tâmara, a UJS realizará ainda um ciclo de cursos de formação níveis I e II com prazo de realização até o final de maio deste ano, “assim pretendemos dar um passo à frente na formação dos nossos jovens socialistas”.

Da redação local,

Colaborou Valdeci Neto