Naturatins flagra desmatamento ilegal e multa infratores

Atendendo a uma denúncia, as equipes de fiscalização da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Lagoa da Confusão e de Paraíso flagraram um desmatamento ilegal de 28,30 hectares em propriedade rurais do município. A ação aconteceu no final de semana, 30 e 31, onde a equipe identificou e posteriormente executou a medição da área.

O proprietário da fazenda foi multado em R$ 28.300,00 por corte raso de vegetação da tipologia Cerrado fora da reserva legal, sem autorização do Órgão Ambiental Competente, e ainda notificado a providenciar o LFPR – Licenciamento Florestal da Propriedade Rural.

No norte do Estado, a Unidade Regional de Araguatins também coibiu ações de desmatamento ilegal. A fiscalização aconteceu na quinta-feira, 28, no município de Axixá e no sábado e domingo, 30 e 31, nos postos fiscais da transamazônica nos municípios de Araguatins e Augustinópolis.

Com resultado no primeiro dia, em Axixá, foi identificado outro desmatamento de 33,96ha de floresta de babaçu e outras formas de vegetação, sem a autorização de Exploração Florestal concedida pelo órgão ambiental. Pela infração, o proprietário da área foi multado em R$ 10.200,00.

As fiscalizações também atuaram coibindo a comercialização ilegal de pescado. Empreendida pela Unidade Regional de Gurupi, fiscais vistoriaram as feiras durante o final de semana, onde não foi constatada nenhuma irregularidade. “Acreditamos que isso seja resultado do trabalho de fiscalização do órgão nos rios, lagos e rodovias”, afirmou Wilma Lúcia, fiscal da regional. (Edvânia Peregrini)
Fonte: Naturatins