Sem categoria

Câncer é problema grave para os países pobres

Diretor-geral da AIEA diz que a epidemia global de câncer mata 655 pessoas por hora nos países pobres, número três vezes superior ao dos países ricos; Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado em 4 de fevereiro.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, Yukiya Amano, disse que o câncer é um problema sério para os países pobres e que deveria ser reconhecido como parte crucial da agenda de saúde pública global.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quinta-feira, 4 de fevereiro. O evento este ano alerta para a importância de ações de prevenção para evitar a doença.

Importante

Amano afirmou que a AIEA pode desempenhar papel importante na melhoria do controle do câncer nos países pobres, usando experiência e conhecimento em colaboração com a Organização Mundial da Saúde.

Ele disse que decidiu fazer do combate ao câncer, particularmente nos países em desenvolvimento, a sua principal prioridade para 2010. Yukiya Amano assumiu a chefia da AIEA em dezembro do ano passado.

Segundo dados da agência da ONU, a epidemia global de câncer mata 655 pessoas por hora nos países pobres, número três vezes superior ao dos países ricos.

Cerca de 70% de todas as mortes pela doença ocorrem nos países em desenvolvimento. Sete em cada 10 casos de câncer são diagnosticados muito tarde para permitir tratamento eficaz.

Equipamentos

De acordo com a AIEA muitos países pobres não dispõem de um único aparelho de radiação.

Desde 1980, a agência da ONU forneceu mais de US$ 220 milhões, cerca de R$ 400 milhões, em assistência a esses países na área de combate ao câncer, incluindo equipamentos e formação.

Fonte: Rádio das Nações Unidas