Sem categoria

Dilma diz que gostaria de ir para o palanque com Ciro Gomes

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu nesta quarta-feira (3), em evento em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, um possível apoio do deputado Ciro Gomes (PSB) na corrida presidencal. Apesar de fazer a ressalva de que ainda não é oficialmente candidata, ela disse que gostaria de estar no palanque com Ciro.

Dilma participou nesta tarde de cerimônia de inauguração do Gasoduto Cabiúnas-Reduc III (Gasduc III). Em seu discurso, ressaltou as qualidades do possível candidato do PSB à presidência.“Tenho uma relação forte com Ciro Gomes. Convivi muito com ele durante o primeiro governo Lula", disse a ministra.

"É uma pessoa por quem tenho admiração: leal, correto e inteligente. Gostaria sim de ir para o palanque com ele”, afirmou. Mas, logo na sequência, disse que é preciso aguardar as definições políticas. "Não posso botar a carroça na frente dos bois”, disse.

O deputado, no entanto, tem afirmado que pretende disputar a Presidência da República. Na terça-feira (2), ele afirmou que são mínimas, perto de zero, as chances de aceitar o apelo do presidente Lula para disputar o governo de São Paulo, segundo informações do blog de Cristiana Lôbo.

"Pretendo ser candidato à presidência e explorar as riquezas e complexidades de uma eleição em dois turnos. Acho que posso ter participação importante, pois isso valoriza o eleitor, dando-lhe mais uma alternativa, e não aquele voto por negação, do tipo 'voto neste porque não gosto daquele'. Acho que só eu posso fazer o discurso do conservar o rumo extraordinário traçado pelo presidente Lula, com a necessidade indispensável de renovação", afirmou, de acordo com o blog.

Crescimento nas pesquisas

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (1º) mostra que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) está tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quando o deputado Ciro Gomes (PSB) está na disputa.

Dilma cresceu pelo menos cinco pontos percentuais nos dois cenários testados pela pesquisa. O governador de São Paulo ainda lidera nas duas pesquisas estimuladas, mas a margem entre os dois diminuiu. Ela já passou o governador na pesquisa espontânea.

No primeiro cenário, Serra cresce de 31,8%, em novembro de 2009, para 33,2% em janeiro deste ano; Dilma subiu de 21,7% para 27,8%; Ciro Gomes (PSB),caiu de 17,5% para 11,9%; e Marina Silva (PV) subiu de 5,9% para 6,8%. Houve queda no total de pessoas que votam nulo ou branco (de 11,1% para 10,5%). A diferença entre os dois primeiros colocados, que era de 10,1 pontos percentuais, caiu para 5,4. Como a margem de erro está em 3%, os dois estão tecnicamente empatados. “Há uma intersecção da margem de erro”, disse Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.

Fonte: G1