Vereadores do PCdoB em defesa do Trólebus

Com o tema “Não deixe o sistema Trólebus acabar”, o Sindicato dos Condutores conversou com os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula, ambos do PCdoB, para traçar uma ação conjunta na Câmara dos Vereadores em defesa do transporte público paulistano.

A cidade de São Paulo conta com ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo desde 1.949. Confortáveis, silenciosos, econômicos e não poluentes os “trólebus” já fazem parte da vida e da história paulistana.

A SPTRANS, empresa responsável pelo transporte na cidade, quer substituir o trólebus por ônibus movido a diesel, contribuindo com os altos índices de poluição de São Paulo.

“É a velha tática da privatização e do sucateamento do serviço público. Eles (SPTRANS) dizem que não presta, estimulam a indignação dos usuários para privatizar o serviço básico”, disse José Carlos Negrão, diretor do Sindicato.

Para o vereador Jamil Murad, “há negligência em todas as áreas da prefeitura. Essa gestão não tem planejamento, não prioriza o transporte coletivo, é só propaganda para tapar o “sol com a peneira”, para esconder os problemas da cidade”, salientou o vereador.

O sindicato é representante da categoria profissional dos motoristas, cobradores e trabalhadores do setor de manutenção. “Nós já fizemos muitas greves, algumas de até 9 dias; hoje nós queremos resolver os problemas dos trabalhadores da melhor forma possível, queremos encontrar uma solução para as dificuldades encaradas pela população de São Paulo”, disse Isao Hosogi, o Jorginho, presidente do Sindicato.

A entidade buscará ampliar o apoio e adesão à campanha em defesa do Trólebus. “É preciso articular com as organizações não governamentais, ambientalistas, jornalistas e influenciar a opinião pública. Nós estamos lutando pelo meio ambiente também”, sugeriu o vereador Netinho de Paula (PCdoB).