Eleição em Carapebus será neste domingo

Neste domingo (7), os eleitores de Carapebus, no Norte Fluminense, voltarão às urnas para a eleição suplementar para prefeito. Cerca de nove mil eleitores terão a oportunidade de escolher o novo prefeito, que irá substituir o candidato eleito em 2008, Eduardo Nunes Cordeiro, cujo registro foi indeferido pela Justiça Eleitoral.

Concorrem ao cargo Francisco Alipio Fragoso, pelo PMDB, e Amaro Fernandes dos Santos, pela coligação “Mudança para valer”, formada pelo PRB e PDT. Na primeira chapa, a candidata à vice-prefeitura é Tânia Maria Carvalho Cabral Silva. Concorre a vice-prefeito na chapa da coligação Luiz Carlos Fragoso Filho.

Eduardo Cordeiro foi eleito com 4.227 votos para o cargo de prefeito do município de Carapebus, no pleito de 2008. O juízo da 255ª ZE, no entanto, indeferiu o seu requerimento de registro de candidatura em virtude de inelegibilidade. Isto porque o candidato teve as contas referentes ao mandato que exerceu como prefeito da cidade até 2004 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

O TRE-RJ e, posteriormente, o TSE confirmaram a decisão de primeira instância, invalidando os votos recebidos por Cordeiro. Quem ocupa interinamente a cadeira de prefeito é o presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Batista Messa. O Código Eleitoral, no artigo 224, determina que, se a nulidade atingir mais de 50% dos votos, como foi o caso (50,24% dos votos válidos), faz-se necessária a realização de nova eleição.

A votação será das 8h às 17h. A previsão é de que o resultado oficial saia às 19h do mesmo dia.