Projeto Verão 2010 se despede deixando saudades
Com as apresentações do cantor Marco Villane e das bandas Nação Zumbi, Sulanka e Reação, o Projeto Verão 2010 chegou ao fim deixando saudades. Foram nove dias de evento – quatro deles dedicados à música -, mais de 50 horas de shows com 25 atrações locais e sete nacionais, público de mais de 300 mil pessoas, sem falar na programação especial na Rua da Cultura e nas competições esportivas e atividades recreativas que ajudaram a atrair turistas e gerar renda.
Publicado 08/02/2010 20:45 | Editado 04/03/2020 17:20
A estudante norueguesa Katrine Ask ficou impressionada com o tamanho, a organização e a qualidade da festa. Ela curtiu o show da banda Nação Zumbi, a principal atração da última noite de festa, ao lado das amigas aracajuanas Karla e Kátia Souza, que também moram na Europa. "Essa é a primeira vez que visito Sergipe e amei o calor e o carinho das pessoas. Pretendo voltar logo com as meninas, que sempre vêm no verão. Eu vi que as pessoas adoram tudo isso, e eu também adorei. Além de agradável, a festa tem uma magia especial", afirmou.
As irmãs Souza disseram que passam o ano sonhando em visitar Aracaju no verão. "É maravilhoso estar aqui, principalmente neste período, em que a cidade fica mais bonita e se movimenta em torno do Projeto Verão. Além do mais, na Noruega está fazendo um frio danado agora", brincou Karla.
Economia
Além de proporcionar diversão e disseminar cultura, a festa também atrai aqueles que querem ganhar dinheiro. A coqueteleira Aldivânia Bezerra elogiou a limpeza e a organização. "Fica mais fácil vender num espaço arrumado, iluminado e limpo", comentou. Dentro da sua banca, ela conseguiu observar outro detalhe que ajuda a fazer do Projeto Verão um dos maiores festivais de praia do país. "A festa aqui é realmente para todos, pois é de graça. Além disso, é bem seguro. Vejo aqui famílias, crianças, idosos, e, claro, os jovens", falou.
Outra prova de que o investimento público movimenta a economia local é a atração de serviços especializados para a cidade. As gerentes de uma empresa de táxi aéreo e comunicação visual viram no Projeto Verão uma oportunidade de conquistar ainda mais clientes. "Mantivemos aqui um helicóptero com o letreiro especial que reproduz mensagens para o público em solo. Sabemos que há aqui cerca de 100 mil pessoas a cada noite e isso justifica o investimento nessa nova mídia. O retorno está sendo ótimo", afirmou Álik.
Expertise
Os diretores de eventos e turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Fernando Montalvão e Tanit Bezerra, respectivamente, lembram que a expertise que a Prefeitura de Aracaju alcançou nos nove anos de Projeto Verão tornaram o evento um dos mais respeitados e aguardados do Brasil.
"Hoje temos o respeito de artistas, patrocinadores, dos trabalhadores que atuam conosco e do público, que é a razão de ser disso tudo. Então ficamos felizes com o sucesso de mais uma edição, pois são quase seis meses de preparação árdua", contou Montalvão.
Turismo
Segundo Tanit Bezerra, o Projeto Verão também impulsiona o turismo e ajuda a fazer de Aracaju um importante destino nesta época do ano. "Aracaju está no seu melhor momento em termos de número de visitantes. Neste verão, tivemos um fluxo muito forte de pessoas de outros estados e países, que vêm e se hospedam em nossos hotéis, se alimentam em nossos restaurantes, andam em nossos táxis, compram nossos produtos. Esse público também busca o Projeto Verão, pois é algo que reúne tudo que tem a cara da estação. Não existe outro evento gratuito no Brasil com essa qualidade e esse porte", lembrou a diretora.
Cultura
Para o secretário-adjunto de Cultura do Governo de Sergipe, Marcelo Rangel, eventos como o Projeto Verão e o Verão Sergipe vão muito além da promoção de lazer. "O estado só tem a ganhar, pois, além de movimentar a economia, um evento como esse gera intercâmbio cultural, valoriza e estimula os atores culturais e leva opções de diversão de qualidade para a população", disse.
"Também é válido lembrar que, para os artistas locais, essa é uma forma de fortalecê-los aqui, de fazer os sergipanos conhecerem seus músicos", colocou Marcelo Rangel.