Sem categoria

Filme revela mártir vietnamita e suas anotações sobre a guerra

Comemorando os 80 anos do Partido Comunista do Vietnã, a Embaixada do país no Brasil e o PCdoB promoveram uma exibição especial, na última segunda-feira (08), do filme "Não queime o diário". A produção vietnamita, dirigida por Dang Nhat Minh, conta a história real de Dang Thuy Tram, uma jovem médica de Hanói, responsável pelo hospital militar da comuna de Duc Pho, que segue como voluntária para o campo de batalha.

Duc Pho localiza-se na província de Quang Ngai, que suporta dia e noite ataques e bombardeios do exército americano durante a Guerra do Vietnã. Em seu diário, a médica registrava os acontecimentos, seus pensamentos e desejos para o futuro. Vivia atormentada com a morte de seus companheiros e do seu povo devido aos ataques, à insuficiência de medicamentos e às instalações.

Acidentalmente, após o ataque à Duc Pho, Fred, um soldado norte-americano contrário à guerra encontra o diário e, impressionado com a visão que Dang Thuy Tram tinha da guerra, se identifica com muito do que lê. Afinal, o próprio Fred diariamente tinha de enfrentar a morte de seus companheiros de armas e de civis inocentes.

Após manter os relatos consigo durante 35 anos, Fred e seu irmão decidem procurar a família da jovem médica e encontram sua mãe e irmãs. Os relatos da médica chegaram a modificar a visão dos familiares de Fred sobre o combate. A partir de sua experiência, o soldado percebe que o diário representava mais do que uma agenda pessoal. Era o relato de uma jovem que almejava a paz ainda que vivesse as atrocidades da guerra e que se tornou mártir de seu povo.

Os diários da médica heroína acabaram por ser publicados no Vietnã. O livro transformou-se num “best-seller”, mas esta parte não está contada no filme. Com uma cópia de "Não queime o diário" em mãos, o PCdoB já planeja fazer novas exibições.

Nâo Queime o Diário
Ficha técnica
Produções Hodafilm 2009 / 105 minutos
Roteiro de Dang Nhat Minh
Direção de Dang Nhat Minh
Cinematografia: Bu Duc Tung, Ly Thai Dung, Richard Connors
Sonoplastia: Banh Bac Hai
Música: Benedekfi Zoltan, Bwenedekfi Istvan
Elenco: Minh Huong, Minh Tang, Matthews Korchs, Michael Jummus, Jacque Picard, Ted Englmann, Dao Thi Duyen, Diem Loc