Lula lança Programa de Desenvolvimento Territorial no Piauí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará, no dia 5 de março, em sua visita ao Piauí, o Programa de Desenvolvimento Territorial, que prevê investimentos em diversas áreas, dentre elas a estruturação do Parque Nacional da Serra das Confusões e cidades do entorno. O assunto foi tema do encontro do governador Wellington Dias com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Melo, nesta quarta-feira (10), em Brasília.

Visando apresentar os resultados da visita da missão do Ministério ao Piauí, o encontro foi marcado por vários entendimentos, dentre eles a criação do projeto de preservação do peixe-boi marinho, no município de Cajueiro da Praia. "Entendemos que é essencial preservar a riqueza natural e que isso valoriza o turismo. Contestamos o projeto inicial que impedia novos investimentos e prejudicava os empreendimentos já existentes no litoral", observou o governador.

O I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (Ened), que será realizado entre os dias 3 e 5 de março, em Juazeiro, Bahia, e Petrolina, Pernambuco, também foi tema da reunião. O Estado apresentou várias sugestões, dentre elas o plano de recuperação de áreas em processo de desertificação.

Em reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a equipe do Governo do Piauí apresentou um estudo sobre os efeitos da crise nas receitas dos Estados e Municípios com maior dependência do Fundo de Participação. O Piauí, por exemplo, teve um prejuízo, em valor atualizado, de R$ 44 milhões somente em janeiro deste ano.

O ministro reconheceu os prejuízos relativos ao ano de 2009 e a janeiro de 2010, mas destacou que todos os indicadores apontam para melhorias significativas a partir deste mês. O assunto deve ser levado ao presidente Lula, com novas propostas.