Seminário Copa do Mundo 2014 homenageia o craque Ronaldo do Timão

O deputado estadual Pedro Bigardi do PCdoB, presidiu a mesa de debates do "Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo no Brasil 2014", nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, realizado na Assembleia Legislativa. Entre os convidados de honra estavam o jogador do Corinthians, Ronaldo, e o tricampeão de 1970, Carlos Alberto Torres.

Ronaldo foi homenageado pela Assembleia como craque “Superação”. “É uma honra receber esse prêmio, pois ele retrata um pouco da minha vida, meus altos e baixos, mas também minha vontade de vencer. Quero agradecer aos deputados pela homenagem e à cidade de São Paulo que me recepcionou e me acolheu muito bem e espero que esse prêmio sirva de exemplo aos mais jovens”, emocionou-se o jogador.

Para o deputado Pedro Bigardi, a participação do jogador Ronaldo enriqueceu ainda mais o evento. “Ronaldo é um exemplo de superação do esporte brasileiro e merece todo nosso reconhecimento”, afirmou.

Experiência de tricampeão

Carlos Alberto Torres, tricampeão mundial de 1970, foi um dos palestrantes do dia. Em sua explanação ele comentou sobre a importância da Copa do Mundo como propulsora do turismo no país. “Esse é o grande legado que temos que tirar proveito nessa Copa, pois os estrangeiros já estão querendo saber o que há para fazer nas cidades entre um jogo e outro. Estive em Londres e me questionaram a respeito. Enalteci nossas praias, o nordeste, o pantanal, o sul e tantas outras maravilhas que temos em nosso país”, comentou Torres.

Mesma linha de discurso teve o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho. Para ele a Copa é o momento de deixar uma marca positiva no setor turístico do Brasil. “O verdadeiro resultado do mundial é fazer com que ele seja um indutor de geração de empregos, formação profissional e agente de políticas públicas no país”, explicou Carvalho.

Demais palestras
A questão da logística na Copa do Mundo foi abordada pelo presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Marcio Mollo. Outra palestra importante do dia foi ministrada pela deputada e coordenadora da Integração da Copa e o governo da cidade do Cabo, na África do Sul, Laurine Platzky, que fez uma explanação sobre os preparativos da Copa do Mundo de 2010 em seu país.

Para o deputado estadual Pedro Bigardi, os debates do segundo dia de evento foram enriquecedores ao mostrar metas e os grandes desafios do país para a Copa. “Temos grandes gargalhos para sanar, como a questão do turismo e da logística para garantir condições de receber satisfatoriamente os milhares de turistas durante a Copa do Mundo. Por isso, é fundamental conhecer as experiências de outros países, como no caso da palestra da deputada Laurine”, avaliou Bigardi.

Nessa quinta-feira, 11 de fevereiro, o encerramento do evento contará com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva.