Sem categoria

DEM joga Arruda às feras mas cala sobre o seu vice

A "boa notícia" para o DEM é que ele voltou a ter um governador: com a prisão de José Roberto Arruda, filiado ao ex-PFL até dezembro, assumiu o seu vice, Paulo Octávio, que permanece no partido e não sofreu sanções. A má notícia: a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) quer o impeatchment também de Paulo Octávio, implicado até o pescoço no mensalão do DEM.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), normalmente rápido no gatilho, está tendo dificuldades para dar conta do vertiginoso escândalo de Brasília. Nesta sexta-feira (12) Agripino disse que Arruda se desfiliou e “é página virada dentro do partido”, admitindo que "as provas que existem contra ele são fortes e, tudo indica, confiáveis”.

Mas Agripino nada disse sobre Paulo Octávio. À sombra do tiroteio que se concentrava em Arruda, o vice-governador do DF (agora governador em exercício) continua no DEM e não foi sequer investigado pelo partido sobre as acusações que pesam sobre ele no mensalão do GDF.

A cúpula nacional do DEM também expediu um comunicado nesta sexta-feira. Três meses depois do estouro do escândalo, determina que os seus filiados deixem o governo Arruda:

"Seguindo a deliberação da sua Executiva Nacional e dos Líderes das Bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o Democratas determina aos seus filiados a imediata saída dos cargos que ocupam no Governo José Roberto Arruda. A eventual inobservância da determinação acima sujeitará o filiado às sanções disciplinares previstas no Estatuto do partido."

Mais uma vez, o nome de Paulo Octávio não é sequer citado.

O PSDB, principal aliado do DEM, com quem formou um bloco conservador desde o governo Fernando Henrique, silencia sobre o mensalão brasiliense. Nesta sexta-feira, o site dos tucanos estava ocupado divulgando a defesa do vice-governador e candidato tucano a governador de Santa Catarina, Leonardo Pavan, envolvido em outro escândalo de corrupção.

Quero ser julgado! é o título do patético texto de Pavan no site do PSDB nacional, assim mesmo, com ponto de exclamação. O pedido do vice-governador já foi atendido. Ele foi denunciado pelo Ministério Público e será julgado pelos crimes de corrupção passiva, advocacia administrativa e quebra de sigilo funcional para beneficiar uma empresa suspeita de sonegação fiscal.

Durma-se com uma "oposição ética" dessas…

Da redação, com agências