Sem categoria

Carnaval venezuelano mistura samba com calipso e cúmbia

O samba brasileiro, a cúmbia colombiana e o calipso afrocaribenho se mestiçaram no carnaval da Venezuela, ao lado das fantasias típicas da festa de Momo. O samba predominou nos bailes de Caracas, enquanto o ritmo colombiano animou o desfile pelo Buleva Sabana Grande, onde recreadores chamados "pintacaritas" inventavam maquiages festivas para a garotada.


"Somos venezuelanos, mas amamos os sons de Barranquilla, Magdalena e outras regiões, é uma realidade cultural muito próxima da nossa", comentou na Prensa Latina o diretor da associação folclórica  Venelengue, Daniel Cabarcas. Ele fazia referência a dois departamentos (estados) colmbianos famosos por seu carnaval.

Os músicos, coreógrafos e dançarinos da Venelengue pretendem "resgatar o espírito de nossa antiga celebração, que é uma mescla de estilos e sentimentos, reflexo da pluralidade de nossa pátria", agregou.

O desfile do grupo usará em 2010 confete colorido e "neve" de algodão, evocando a figura de Clotilde Billings, musa do calipso e ícone do povo de Callao, no estado venezuelano de Bolívar.

Com ajuda das paróquias caraquenhas, anciãos da capital venezuelana prepararam um desfile pelas avenidas do centro, com variadas fantasias e um consurso. Este escolherá a "madrinha" e o "padrinho de ouro", o "avô da amizade" e a fantasia mais elegante.

Mas é em Barquisimeto, no estado de Lara, que o carnaval mostra todo o seu esplendor, pois a cidade é tida como a mais musical da Venezuela. Ali o desfile tradicional inclui 28 carroças, com alegorias preparadas por artesãos locais e nacionais. No desfile de 2010, a cidade recebeu 200 mil visitantes.

O turismo local tira partido também de 241 praias e da Ilha Margarita. Congestionamentos de muitos quilômetros travam o trânsito na rodovia que conduz ao litoral de Barlovento.

O governo da Venezuela promoveu uma operação mobilizando 128 mil funcionários públicos e voluntários, visando garantir a segurança dos cidadãos durante o carnaval. A operação, que começou no domingo e vai até a terça-feira (16), compreendeu 14 milhões de Venezuelanos, metade da população total do país.

"Fantasia teu carro" é uma das propostas mais originais do carnaval venezuelano de 2010. Serve de pretexto para encontrar familiares e amigos e envolve uma disputa com rosas vermelhas no Dia de São Valentim, tido como o santo do amor.