Ex-prefeito assume que pode apoiar o retrocesso

O palco, no Amazonas, para a candidatura do tucano José Serra à presidência da República pode ter, além do líder do seu partido no senado Arthur Virgílio Neto, o ex-prefeito de Manaus Serafim Correa (PSB). A afirmação foi feita pelo próprio Serafim durante o carnaval ao jornal Folha de São Paulo. Caso se confirme, Serafim sairá da linha defendida pelo seu partido, que em programa de TV avaliou de forma positiva os ganhos do governo Lula.

Candidato à releição em 2008 com o apoio dos aliados PSDB e DEM, Serafim tem afirmado desde lá que trabalharia para manter tal coligação na eleição desse ano, ocasião em que pode vir como o candidato ao governo do estado.

Apesar dessas afirmações, é a primeira vez que o ex-prefeito de Manaus se posiciona sobre as eleições presidenciais. Sobre o tema, Serafim disse ainda que também pode apoiar a pré-candidata do PV Marina Silva.

Em ambos cenários, Correa diverge da linha que nacionalmente seu partido está costurando. Nos programas de TV da legenda, Ciro Gomes faz claros elogios aos avanços conseguidos nas duas gestões do governo Lula e declara que isto precisa ser aprofundado. Nos spots televisivos deixa no ar sua própria candidatura à presidência.

A divergência é mais do que eleitoral. É programática. No palanque de Arthur e Serra está fincada a bandeira que pune os trabalhadores amazonenses, pois são esses que mais atuam para destruir o parque industrial localizado na capital do estado. E também são esses que representarão, no pleito que se avizinha, o enfrentamento a todas as conquistas vividas na atual gestão do governo federal.

De Manaus,
Anderson Bahia