Sem categoria

José Eduardo Dutra: 'O PT é um partido pragmático!'

“Na semana em que assume a presidência nacional do PT, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra admite que, depois de 30 anos, o partido transformou-se numa legenda pragmática. “O PT é um partido pragmático! Qualquer partido que queira governar, tem que ser pragmático”, afirma Dutra, nesta entrevista aos repórteres Maria Lima e Gerson Camarotti, do Globo.

O Globo: Qual o perfil do novo PT, depois de 30 anos de criação e ao final do governo Lula?

José Eduardo Dutra: O PT tem tido uma evolução natural desde sua fundação. Quando foi fundado sofreu ataques, preconceitos da esquerda e da direita. Os partidos da esquerda tradicional, abrigados no PMDB, diziam que o PT dividiria a oposição. O PT tinha uma visão um pouco exclusivista. Por questão de sobrevivência, a gente não aceitava aliança. Em 2002, chegamos à Presidência. Um partido que chega a administrar amplos espaços de poder tem que entender e se adaptar à realidade. Não pode perder seus princípios, mas também não pode ficar amarrado no principismo.

Globo: Ou seja, o PT hoje é um partido pragmático.

Dutra: O PT é um partido pragmático! Qualquer partido que queira governar tem que ser pragmático.

Globo: E na campanha da Dilma também vai prevalecer o pragmatismo?

Dutra: Também. Quando defendemos alianças com partidos de centro, porque é importante para ganhar a eleição e governar, vamos adotar a dose necessária de pragmatismo. Porque nós queremos continuar governando o Brasil. Em oito anos, implantamos um projeto progressista. Se é mais à esquerda ou à direita, essa é uma discussão quase bizantina.

Fonte: O Globo