Sem categoria

Jovens esportistas terão aulas e local para treinamento

Aulas de futebol, basquete, atletismo, natação e outras modalidades serão ofertadas para cerca de 5 mil crianças e jovens em todo o País, nos campi dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Com a intenção de descobrir talentos do esporte e oferecer oficinas gratuitas em quadras poliesportivas, o programa Segundo Tempo nos Institutos Federais foi lançado oficialmente ontem, segunda-feira, em solenidade na capital federal. O Segundo Tempo é fruto de uma parceria entre os ministérios da Educação e do Esporte.

O público do programa será a comunidade onde estão localizadas as escolas da rede federal. Os institutos federais entram com a infraestrutura e com professores de educação física. Já o Ministério do Esporte capacita os professores e fornece material esportivo.

Cada núcleo do programa Segundo Tempo funcionará em um campus de instituto federal e receberá do Ministério da Educação até R$ 300 mil para equipar seus espaços poliesportivos. Em contrapartida deve oferecer, no mínimo, três modalidades de esporte, sendo duas coletivas e uma individual.

Os institutos federais interessados em participar do programa devem encaminhar propostas à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, até o dia 19 de março. O edital de chamada pública para adesão dos campi estabelece o limite de 50 núcleos esportivos. Cada estabelecimento deve atender a 100 pessoas. Também está prevista a contratação de monitores que receberão bolsas de estudos.

Olheiros

Uma das novidades do programa é que os professores de educação física dos institutos federais serão capacitados para descobrir talentos. Os jovens que forem considerados de alto rendimento ganharão bolsas de incentivo do Ministério do Esporte. “Com esse programa temos mais uma prova da inclusão social que os institutos trazem para suas comunidades”, afirmou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC. A rede conta com 38 institutos federais e mais de 280 campi em todos os estados.

Prorrogado prazo para apresentação de laudos dos estádios

Foi prorrogado para o dia 23 de abril o prazo exigido para apresentação de laudos técnicos de engenharia e estabilidade estrutural de estádios de futebol. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. O prazo anterior venceu nesta segunda-feira dia 22.

Os estádios teriam de apresentar ao Ministério Público tais laudos, mas, após receber da CBF pedidos de prorrogação de data, da Federação Baiana de Futebol, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e dos CREAs do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, o ministério decidiu alterar a data.

A portaria também muda a forma de seleção dos engenheiros. Caso um profissional dessa área não seja cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para realizar as vistorias, o próprio engenheiro poderá apresentar uma certidão emitida pelo CREA em que consta que ele tem as atribuições necessárias para emitir os laudos técnicos.

Fonte: Boletim Em Questão