Prefeitura busca inovação administrativa

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, abriu nesta segunda-feira, 22, mais uma etapa do Workshop de Inovação na Gestão Municipal. O objetivo é criar um plano trienal de desenvolvimento para a cidade, com soluções avançadas, criativas e sustentáveis. O evento segue até quarta-feira, dia 24, no auditório do hotel Mercure, e conta com a participação de cerca de 60 gestores municipais, além de representantes da empresa Ibope Inteligência e Fundação Brasil Criativo.

Segundo o prefeito, o planejamento teve início ainda em 2009, quando secretários e diretores de todas as secretarias fizeram entrevistas e vivências com a população para verificar necessidades e oportunidades que a capital apresenta. "Agora todo esse diagnóstico está sendo discutido para ajudar a delinear as ações do Poder Executivo nos próximos três anos. Aracaju precisa se antecipar e fazer diferente, racionalizar métodos novos para dar ainda mais qualidade de vida a seus habitantes", resumiu.

Os dados reunidos foram avaliados durante dois meses pelas equipes da Ibope e da Brasil Criativo, que formataram um relatório. Esse estudo está agora sendo discutido pelos gestores municipais. "É a primeira vez que fazemos uma avaliação como essa, em parceria com uma administração municipal. Isso é super importante, pois a população quer que a cidade continue se desenvolvendo de forma vanguardista e responsável, e isso só ocorre com planejamento", afirmou a diretora de atendimento da Ibope Inteligência, Sílvia Cervellini.

Para o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, a análise feita pela prefeitura em conjunto com os dois institutos é um ponto de partida para que a atual gestão municipal possa gerar linhas de ação. "Estamos trabalhando para que essa administração, que é voltada para as pessoas e tem uma proposta de humanização muito forte, continue buscando iniciativas viáveis para o gerenciamento e a promoção do município", disse.

"Verificamos que muitos serviços da prefeitura são bem avaliados pela sociedade. Mesmo assim, a gente acredita que pode melhorar e a inovação é a ferramenta mais adequada para esse processo. Algumas das iniciativas discutidas nos seminários de inovação já estão sendo implementadas pela prefeitura, a exemplo da Central de Monitoramento de Trânsito e do turno integral nas escolas municipais", complementou Jeferson.

Novos paradigmas

De acordo com Edvaldo, o seminário irá ajudar os gestores a construir projetos modernos e criativos para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. "Nosso desafio é fazer a cidade continuar crescendo com qualidade de vida e se modernizando de forma sustentável. Precisamos dar passos largos adiante, rumo ao futuro e para isso devemos nos atualizar, renovar projetos e criar alternativas novas e inteligentes, capazes de resolver problemas que ainda temos na nossa cidade e também de ampliar os inúmeros resultados positivos que já alcançamos em diversos setores", destacou.

O prefeito lembrou ainda que Aracaju é a primeira cidade brasileira a criar um programa de inovação na administração pública. "Estamos fazendo isso para motivar os gestores a criar novos paradigmas administrativos a partir de ações modernizadoras e inovadoras em benefício da população. Por isso estamos avaliando a realidade local e buscando experiências bem-sucedidas que vêm se destacando em todo o Brasil. Tudo isso para garantir avanços sem grandes custos à máquina pública. E é para isso que estamos aqui: para verificar os dados, discutir as demandas da população e formular propostas inovadoras para a cidade", reiterou.