Sem categoria

PCdoB discute plano de comunicação para levar partido às massas

Neste final de semana, 27 e 28/02, jornalistas e secretários de Comunicação do PCdoB estarão reunidos em São Paulo para discutir um plano de ações para a área. O objetivo do encontro é potencializar o trabalho da comunicação visando aumentar o alcance das posições do partido na sociedade, com atenção especial às eleições de outubro.

Os focos centrais das discussões devem ser o fortalecimento dos instrumentos da Comunicação – os portais Vermelho e Partido Vivo, o jornal Classe Operária e o programa de televisão –; a transmissão, por meio deles, do debate programático das eleições e o aprimoramento do trabalho das equipes estaduais e nacional, de maneira a formar uma verdadeira rede de circulação de opiniões e informações viva e abrangente.

“Queremos discutir ideias que, uma vez colocadas em prática, nos possibilitem falar mais de perto com todos os nossos 250 mil filiados, mas ao mesmo tempo permitam que o partido chegue a uma fatia maior da população”, diz José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de Comunicação.
Segundo ele, mais do que instrumentos de transmissão de informações, “as mídias do PCdoB devem servir para a luta de ideias, para transmitir as posições do partido e, ao mesmo tempo, pautar questões que a grande mídia relega e que a sociedade deve tomar conhecimento”.

Nesse sentido, também será discutida a participação dos comunistas nos movimentos pela democratização da mídia – assunto que, pela sua importância, ganhou uma secretaria nacional, com Altamiro Borges à frente – e a realização de seminários e debates voltados para questões ligadas à área, como a própria democratização, o marco regulatório brasileiro, os meios alternativos etc. A Secretaria de Comunicação também espera lançar publicações temáticas resultantes desses debates ou de outros temas que também mereçam maior reflexão.

O tema eleitoral também estará em pauta. “Ao travar esse debate, queremos influenciar as eleições. Através de nossos instrumentos, vamos mostrar quais são as ideias do partido para o país, especialmente no que diz respeito ao Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – que inclusive deverá ser tema central do programa de Dilma Rousseff – e às proposições apresentadas no Programa Socialista”, disse Carvalho.

Programa Socialista

Aprovado no 12º Congresso do PCdoB em novembro, o novo Programa Socialista coloca em pauta o caminho brasileiro para o socialismo proposto pelo partido, que consiste na implantação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Para levar o documento a um número de pessoas que ultrapasse a militância comunista, o partido planeja imprimir um milhão de exemplares.
Os livros deverão ser distribuídos para a população através de mobilizações massivas, atos políticos e atividades variadas. “Este é outro aspecto importante do nosso encontro: queremos fazer um plano de divulgação e distribuição dos livretos nos estados e para isso, é essencial a dedicação de todos os comitês”, ressalta José Reinaldo Carvalho.

Para distribuir o Programa Socialista, deverá ser feito também um plano intersetorial com todas as secretarias nacionais do partido. “Vamos envolver a juventude, os trabalhadores, as mulheres, enfim, todas as frentes de atuação do PCdoB num verdadeiro movimento de massificação do Programa. Somente assim será possível mostrar à população quais são as ideias do partido para levar o nosso país a um novo patamar de desenvolvimento”.

Da redação,
Priscila Lobregatte