Sem categoria

Censo de 2010 começa em agosto e mobilizará 270 mil

Cerca de 270 mil trabalhadores serão os responsáveis pela edição do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que terá início em 1.º de agosto. A coleta de dados deverá ser encerrada em outubro e os primeiros resultados serão revelados a partir de dezembro deste ano.

Segundo o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, os primeiros dados divulgados serão sobre as populações de homens e mulheres e a quantidade de pessoas que moram em meio urbano e em meio rural, por município.

Os resultados serão gradativamente apresentados nos meses seguintes até, pelo menos, dezembro de 2011. Segundo Cortes, o censo, realizado de dez em dez anos, é o retrato mais completo da população brasileira, uma vez que os questionários envolvem várias perguntas.

“Nós já vamos poder conhecer, no final de 2010 e a partir de 2011, quem somos, como vivemos, um raio X perfeito.” Ele destacou que os dados vão ajudar os governos a traçar políticas públicas nas áreas de saúde e educação, entre outras. “Mas também vai identificar, para o setor privado, novas oportunidades”, disse Cortes.

Neste ano, segundo o IBGE, haverá novidades no questionário a ser respondido pelos cidadãos. Além dos itens que já constavam no Censo de 2000, como as perguntas pessoais sobre os moradores e as condições físicas do domicílio, haverá questionamentos específicos sobre brasileiros que emigraram e sobre as línguas indígenas. Na seção sobre os eletrônicos existentes no domicílio, haverá perguntas sobre o uso de aparelho de celular e o acesso à internet.

Respostas via web

Os recenseadores do Censo 2010 usarão a internet para colher e enviar dados, em tempo real, dos cerca de 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios do país. Segundo o IBGE, o objetivo é que os responsáveis pelas entrevistas domiciliares tenham disponível um formulário online.

O técnico do instituto mapeará um determinado domicílio por meio de um computador de mão. Caso não seja possível colher os dados na hora da visita, o profissional deverá expedir um código de acesso web vinculado àquele domicílio, que deverá ser utilizado pelo morador para responder ao questionário on-line.

Se após dez dias da visita do técnico o morador não fornecer as informações, ele receberá um telefonema avisando-o de suas obrigações. Em resposta negativa, o recenseador voltará à casa para terminar de preencher as respostas.

Questões básicas como idade, sexo e outros dados, devem ser prioridades nas respostas via internet.

Vagas abertas

Começaram nesta sexta-feira as inscrições para concurso público do IBGE que oferece 191.972 vagas para o cargo de recenseador. O candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e ter, no mínimo, 18 anos.

O prazo para inscrições vão até dia 19 de março nos postos e 4 de abril por meio da internet na página da Fundação Cesgranrio. É necessário pagar uma taxa de R$ 18.

Da redação, com agências