Sem categoria

Hillary Clinton inicia viagem à América Latina de seis dias

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, iniciou nesta segunda-feira (1º/3) visita de seis dias a países latino-americanos. Giro pela região inclui Uruguai, Argentina, Brasil, Costa Rica, Guatemala e, apesar do terremoto, o Chile.

Presente na posse do novo presidente uruguaio, Jose Mujica, a chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, iniciou nesta segunda-feira (01/03) visita a seis países da América Latina.

Após a posse de Mujica, Hillary programou ainda para esta segunda-feira uma visita de última hora a Buenos Aires, onde se encontra à noite com a presidente argentina Cristina Kirchner. O encontro entre a presidente argentina e a representante do governo americano estava planejado para ocorrer durante a posse do novo presidente uruguaio.

Hillary seguirá depois para o Chile, onde, apesar do estado de emergência devido ao terremoto do último sábado, se encontrará com a atual presidente chilena, Michelle Bachelet, e o presidente eleito, Miguel Juan Sebastián Piñera Echeñique.

Sanções ao Irã

Hillary chegará a Brasília na quarta-feira. A agenda de Hillary começa às 9h, com um encontro com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

Hillary segue depois para a Embaixada dos Estados Unidos antes de ir ao Itamaraty, às 11h. Ela conversa e almoça com o ministro das Relações Externas, Celso Amorim.

O apoio do Brasil ao programa nuclear do Irã deve ser o ponto mais quente do encontro, mas a atitude canhestra dos EUA em relação ao Haiti também deve entrar na agenda.

O encontro com Lula será às 16h30, no Centro Cultural do Banco do Brasil (sede provisória da Presidência). A expectativa é que Hillary vá depois a São Paulo, onde deve participar de um encontro com universitários.

É possível que ela encontre o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, José Serra. A embaixada americana não confirma o encontro com o governador tucano.

Da redação, com agências