PCdob/RN debate a Política de Juventude com Júlio Vellozo

A Secretaria Estadual de Juventude do PCdoB/RN realizou nesta segunda-feira, 01, uma reunião de trabalho para discutir a Política de Juventude. O encontrou aconteceu na sede do Partido Comunista e contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude do PCdoB, Júlio Vellozo.

“Este é um momento importante para discutirmos a ampliação das ações do Partido para juventude, mas, principalmente, de buscar maior atuação da União da Juventude Socialista (UJS) no Estado, com a sua reestruturação e fortalecimento do conceito de autonomia organizativa”, afirma a Secretária Estadual de Juventude, Josângela Bezerra. Segundo Josângela, no próximo dia 06, será realizada a Plenária Estadual da UJS, preparatória ao XV Congresso Nacional, a fim de eleger uma nova direção e convocar o VI Congresso Estadual da UJS.

Na abertura do encontro, o Secretário Nacional de Juventude, Júlio Vellozo apresentou as diretrizes da secretaria e os desafios colocados para este biênio, destacando o ano de 2022 como um “ano de referência para o alcance da hegemonia política, com uma UJS de massas e uma organização de Juventude com atuação diversificada, não limitada ao movimento estudantil”.

O comunista alerta para o chamado “contentamento comodista” e propõe objetivos mais ousados e estratégicos a longo prazo. “Este ano não foi escolhido a toa, representa o centenário do PCdoB e os duzentos anos da Independência do Brasil”, justificou.

Para Júlio Vellozo, pensar em 2022 pode parecer algo ainda distante, mas afirma a necessidade de romper paradigmas para alcançar a data com vitórias. “Nossos projetos deverão ser executados a partir de agora. Devemos pensar longe e atuar com foco”, defende.

O secretário defende um projeto para juventude que envolva todo o Partido. “O projeto não é só da juventude, mas de todo o PCdoB. A UJS é apenas mais um instrumento partidário para a conquista de uma sociedade mais justa. É fundamental que os dirigentes tenham clareza disso, que o Partido se envolva e encare o desafio como sendo de todos”, ratificou.

Para o secretário, o trabalho da UJS tem aumentando de forma ascendente e destaca o protagonismo no cenário político nacional. “Ao logo destes anos acumulamos forças e passamos a viver um protagonismo no cenário nacional”, afirma. “Temos que compreender que o nosso planejamento deve ser feito baseado nesse novo ciclo. As eleições deste ano irão impactar de forma decisiva no resultado do nosso trabalho. Teremos um cenário com a vitória de Dilma e outro completamente diferente caso o candidato da direita volte ao poder”, enfatizou.

O comunista afirma, ainda, que, para os objetivos estratégicos do PCdoB, é preciso avançar ainda mais. “Nos contentarmos com nossas conquistas é rebaixar nosso papel revolucionário”, afirma, destacando os frutos colhidos da atuação da Juventude Comunista.“A juventude comunista é o celeiro da política de quadros do PCdoB. Podemos citar como exemplos o Orlando Silva (Ministro dos Esportes), a Manuela D’Ávila (Deputada Federal) e tantos outros destaques do nosso Partido. A política de quadros e o seu fortalecimento é a chave da nossa vitória”, afirma Vellozo.
 

De Natal,
Jana Sá