Teia 2010: Os Tambores Digitais se encontram no Ceará

Mostras artísticas, exposições, fóruns, feira da economia solidária estão na programação da quarta edição da Teia Brasil 2010, que acontece de 25 a 31 de março, em Fortaleza. O evento tem a perspectiva de reunir 6.000 pessoas de diversas regiões do país. O Ministro da Cultura (Minc), Juca Ferreira, confirmou presença na abertura do encontro.

Teia Brasil 2010

As edições anteriores da Teia Brasil já aconteceram em São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Desta vez, uma cidade do Nordeste foi escolhida para receber o encontro que reúne a diversidade cultural brasileira além de receber convidados da África, Europa e América Latina. O tema “Tambores Digitais” tem como objetivo consolidar o movimento e a rede dos Pontos de Cultura, fazendo uma referência com a Internet onde muitos se encontram para compartilhar experiências. Mirna Sousa, da ONG Instituto da Cidade, compreende o encontro como etapas crescentes e que a cada edição fica mais a “cara” do Brasil. “A ideia dos Pontos assumirem a organização da Teia, está dando um bom resultado e envolvendo mais pessoas no debate sobre cultura”, destaca.

Programa Cultura Viva na Lei

Acontece dentro da Teia, o III Fórum dos Pontos de Cultura, que reunirá 2.500 pontos conveniados com o Minc. A discussão principal será a construção e aprovação da Lei Cultura Viva que tem como objetivo garantir que as ações aprovadas de fortalecimento da cultura sejam uma responsabilidade de Estado.

Para Uirá Porã, Coordenador Geral de Comunicação da Teia, é importante garantir a continuação do programa para além deste Governo. “Queremos que a Teia seja tratada como política de Estado, o diferente será tratado como diferente, sendo fundamental a participação popular para discutir as ações que devem ser implementadas” afirma.

Bate forte o tambor

No Brasil, a mobilização para a Teia já começou através das etapas regionais. Os Pontos de Cultura nos estados se articulam para validar a participação de cada delegação. Eventos como o que foi organizado pela comissão de São Paulo reuniu 400 Pontos de Cultura e inaugurou a primeira edição da Teia Paulistana.

Os goianos reuniram 250 Pontos. No Ceará o segundo encontro reuniu 80 representantes de Pontos de Cultura e contou com a presença do professor Pinheiro (Vice-Governador do Ceará), Alda Maria (Secretária Executiva da SECULT), Chico Lopes (Deputado Federal – PCdoB), Lula Morais (Deputado Estadual – PCdoB) e Nelson Martins (Deputado Estadual – PT).

Norma Paula, Coordenadora Geral da Teia 2010, qualifica o evento como bem sucedido e destaca a participação de quase todos os Pontos do Ceará nos debates. Ela considerou importante a presença de TT Catalão, diretor da Secretaria de Cidadania Cultural do Minc, que discorreu sobre o processo de criação e o crescimento do Programa Cultura Viva. “A comissão pretende trabalhar pela conquista da Lei Cultura Viva e solidificar outras vitórias como a garantia de 2% do orçamento para cultura e a reforma da Lei Rouanet,” enfatiza. Essa atividade resultou na criação da Comissão Cearense dos Pontos de Cultura constituída por representações das macrorregiões do estado.

Teia além do entretenimento

Pensou que a Teia Brasil é só diversão? Enganou-se. Nas edições, temas políticos são discutidos em mesas redondas para uma maior interação e envolvimento da sociedade nos debates sobre política de cultura. “A proposta é envolver os diversos setores e criar uma grande rede de articulação da cultura brasileira, que não é só entretenimento, mas é discussão política e reflexão,” afirma Uirá.

Outra novidade desta edição será a “Teia das Ações” que apresentará os projetos contemplados nos diversos editais da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC).

Pode chegar que a festa vai começar

O Ceará é palco de múltiplas iniciativas culturais e os organizadores estão construindo uma programação para receber os convidados. No dia 25 de março, data em que se comemora o Dia do Maracatu, será realizado um cortejo na Praia de Iracema com a coroação de dez rainhas do Maracatu, com apresentações da Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar), Boi Juventude do Pirambu e outras atrações.

A programação ainda inclui grupos como Reisado de Santana (Monsenhor Tabosa), Orquestra Armorial do Cariri (Juazeiro do Norte), Uirapuru- Orquestra de Barro (Cascavel). O encerramento será no dia 28 de março, com um show no Aterrinho na Praia de Iracema. Já entre os dias 29 a 31, acontece o III Fórum dos Pontos de Cultura.

Serviço

Teia Brasil 2010 “Tambores Digitais”

Data: de 25 à 31 de março de 2010
Local: Dragão do Mar – Fortaleza
Informações: www.teia2010.org.br
Contatos: Uirã Porã (Coord. Geral de Comunicação da Teia 2010) – (85) 8693 3451
Norma Paula (Coordenadora Geral da Teia 2010) – (85) 8850-9539
Mirna Sousa (Instituto da Cidade) – (85) 3253-3441

De Fortaleza,
Ivina Carla (acadêmica do curso de Jornalismo)