Lula e Cabral participam de assinatura de contratos no Comperj

O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral participaram, no dia 8, da assinatura de quatro contratos da Petrobrás para a construção da Unidade de Destilação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. As autoridades também visitaram as obras que estão em andamento no local.

Estes quatro contratos referem-se à construção das unidades de Destilação Atmosférica e a Vácuo e Hidrocraqueamento Catalítico do complexo. Também foi firmado aditivo contratual da Companhia de Água e Esgotos (Cedae) e acordo de cooperação entre os ministérios das Cidades, de Minas e Energia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Petrobrás.

O convênio feito entre a Cedae e a Petrobrás, no valor de R$ 56 milhões, garantirá o abastecimento de água para a obra da Comperj. O acordo prevê a instalação, por parte da Cedae, de 10 quilômetros de redes de 600 mm e a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de produção de 100 litros por segundo, sendo 50 destinados ao Comperj e a outra metade reservada à população do entorno, estimada em 25 mil pessoas.

“É a terceira vez que visito o Comperj. Tenho sempre que estar presente para ver se o que decidimos está funcionando. A construção deste complexo é muito mais do que imaginamos: é a retomada das decisões governamentais de investirmos em refinarias no setor petroquímico deste país. Esta estrutura gerará empregos, poder de consumo e distribuição de renda nesta região. A Petrobrás plantará seis milhões de árvores nesta área. Não podemos fazer milagres, apenas devemos acreditar no país como fazemos”, falou Lula.

O presidente lembrou que o Governo Federal foi o responsável pela a construção das quatro refinarias no Brasil, localizadas nos estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Lula ainda informou que foram investidos mais de R$ 2 bilhões na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Em seu discurso, o presidente disse que mais de U$S 60 bilhões são investidos nas refinarias brasileiras.

Emprego para 3,5 mil trabalhadores

Hoje, com uma área de 45 quilômetros quadrados, o Comperj emprega cerca de 3,5 mil trabalhadores em suas obras de implantação. Até o auge das construções, está previsto que o número de trabalhadores chegue a 25 mil. Será construído um píer no município de São Gonçalo devido a aberturas de estradas que serão realizadas no entorno do complexo. Através desta construção, chegarão equipamentos, esgotamento sanitário na região, além da ampliação das áreas de capacitação de mão de obra local.