Sem categoria

Ato dia 16 na Câmara homenageia PCdoB por seus 88 anos

A Câmara dos Deputados antecipa para esta terça-feira, 16, a comemoração pelos 88 anos do PCdoB. Fundado em 25 de março de 1922, o partido será homenageado no salão nobre da Casa, com a presença do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, além de lideranças e personalidades da política e dos movimentos sociais de diversos partidos.

PCdoB 88 anos

A iniciativa é aberta ao público e está marcada para às 17h. Sua realização é uma iniciativa da Liderança do PCdoB na Câmara e do senador Inácio Arruda. O ato político será uma oportunidade para não apenas recordar a trajetória dos comunistas no Brasil, mas principalmente para apontar para o futuro.

O partido, que compõe a base aliada do governo Lula, anunciará em abril seu apoio oficial à candidatura da ministra Dilma Rousseff à sucessão presidencial. E tem colocado como centro de sua luta política a implantação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, fator essencial para a transformação estrutural do país e passo inicial para o caminho rumo ao socialismo.

Pelo avanço civilizacional

Em consonância com esse ideal, Renato Rabelo escreveu em 2008, quando o partido completava seu 86º aniversário, artigo que hoje consta no livro Ideias e Rumos (Editora Anita Garibaldi, 2009). Nela, o dirigente coloca: “O PCdoB, fiel à sua missão histórica e aos princípios revolucionários, ao legado dos incontáveis heróis e mártires e dirigentes destacados na sua longa trajetória, realiza ingente esforço para se colocar à altura das grandes exigências e desafios de nosso tempo, mantendo sua identidade, se estruturando com feições modernas, renovando concepções, métodos e sua prática, a fim de plasmar uma alternativa no terreno da realidade própria do Brasil, de uma sociedade mais democrática, menos desigual, mais solidária menos individualista e consumista, na qual prevaleça o progresso social, a defesa do meio ambiente e o avanço civilizacional – sociedade que caracterizamos como socialista.”

E completa, destacando que “a fase da experiência atual do PCdoB, onde estamos andando a passos largos, permite elevar mais nossa confiança e cimentar maiores convicções em nosso grandioso ideal de uma sociedade superior à sociedade capitalista. O tempo trabalha a nosso favor, apesar das constantes intempéries, produtos da dialética da luta econômica e social mais profunda, que pode retardar em mais ou menos o avanço civilizacional, a resultante do movimento da “roda da história” (que anda para frente e para trás) é seguir para frente desbravando novas e mais avançadas civilizações. Até nossos dias, o curso da história universal da humanidade demonstra essa assertiva”.

Da redação