Sem categoria

Fórum estadual de mulheres no hip-hop, é para além do discurso

Está tudo pronto para a realização do Primeiro Fórum Estadual de Mulheres no Hip Hop que acontecerá na aldeia de Carapicuíba, na grande São Paulo. O número de inscritas para participar do Fórum ultrapassou a casa dos 180.

Fórum de mulheres

Inicialmente o Fórum foi concebido para receber apenas 50 mulheres, mas devido ao grande sucesso e ao elevado número de interessadas a organização do evento resolveu ampliar a capacidade.

O Fórum será o momento para a celebração do Dia Internacional da Mulher, troca de idéias e aproximação entre as mulheres da cultura hip-hop. No encontro haverá oficinas de grafite, dj, mc e break. Não só apenas os quatro elementos, serão disponibilizados, mas haverá também a exibição de cinema com filmes ligados a temática feminina e ao hip-hop.

Quanto as palestras e debates, estão programadas cinco mesas com temas que giram sobre temáticas das mulheres e aborda interesses femininos. “Será o momento de afirmarmos nossa história, nossa luta e nossa perseverança” ressaltou Lunna, coordenadora do evento. As atividades acontecerão no sábado, das 9 às 22 horas e no domingo das 9 às 18 horas, na Praça da Aldeia de Carapicuíba.

Muito além de discurso e debates

Para quem pensa que o evento será apenas de discurso e debate, está enganado. Para as apresentações e shows estão sendo aguardados diversos grupos femininos de São Paulo e de outros estados, como Atitude Feminina do Distrito Federal, Flor do Gueto – RS, Estilo Feminil – MG, Visão de Rua – SP entre outros.

O Fórum Estadual é uma atividade realizada pela Associação Beneficente de Amparo à Família (Abenaf) juntamente com o site Mulheres no Hip-Hop, que conta com apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Carapicuíba e de diversos colaboradores, dentre eles a loja MR Sport e a fabricante de tintas XROW.

Veja a programação completa

Sábado 13/10
9h00 Abertura
10h00 Mesa 01 “Da África ao Brasil: a trajetória do gesto e do som no hip hop” – Mediadora: Flor do Guetto- Debatedoras: Zulu Queen Ana, Cris Moscou e DJ Simmone
10h00 Exibição do Filme: Mães do Hip Hop – 30 minutos
11h00 Mesa 02 “Dança de Rua, dos becos para o mundo ” – Mediadora: Hannah Lima – Debatedoras: Vanessa Soares, B. Girl Dyssa
13h00 Exibição do Filme: Minas – 20 minutos (filme)
13h00 Mesa 03 “ Literatura e Hip Hop: Uma história escrita pela mesma mão ”
Debatedores: Alessandro Buzo, Toni C , Elizandra Souza e Ornella Rodrigues
15h30 Apresentação da proposta e criação dos grupos da redação da carta
16H00 Exibição do Filme Profissão MC – 52 minutos
19h00 Apresentação dos grupos: Ideologia Feminina – MG,

**Rap de Saia Show – RJ,

Coletivo Metamorfose – MG, Atitude Feminina – DF, Visão de Rua – SP, Odisséia das flores – SP, Mc. Meire e Preta Ary – SP, Fenix – RS, Estilo Feminil/MG, Negras ativas – MG, Progueto – SP, Míscivel – SP, Epoiam Ari-Poriá – AM, Flor do Guetto-RS, La Femina/SE e Tarja Preta/Baixada Santista.Domingo 14/03

9h00 Abertura com Laboratório de Teatro

** 10h00 Exibição do Filme: Rap de Saia – 30 minutos

10h00 Mesa 04 “O Hip hop como instrumento de transformação e experiências coletivas e de ONGs”. Mediadora: Ornella Rodrigues – Debatedoras: Sábatha Fernandes, Mercedes Alencar, Tiely Queen
12h30 Mesa 05 “A Violência contra a mulher , legalização do aborto e a lei Maria da penha como instrumento de libertação” Mediadora: Nereide Rocha – Debatedoras: Aninha (Atitude Feminina) e Mara Onijá (Pão e Rosas)
14h00 Conclusão e publicação da Carta Protesto
15h00 Exibição do Filme: Olhares Feminino – 63 minutos
15h00 Apresentação dos grupos de Rap de Carapicuíba e região
18h00 Encerramento do fórum