Exposição fotográfica redescobre Aracaju

Uma viagem no tempo em 21 fotos. Essa é a proposta da exposição 'Aracaju: o passado e o presente é o futuro', promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) em comemoração ao aniversário de 155 anos de Aracaju. A abertura acontece no próximo dia 19, às 20 horas, no Mirante da 13 de Julho. A mostra convida o público a conhecer como eram pontos simbólicos da cidade entre as décadas de 1920 e 1960, para então revê-los atualmente sob a ótica do desenvolvimento urbano.

Vista aérea da curva do Iate Clube de Aracaju - André Moreira

As imagens antigas são dos historiadores Murillo Melins e Amâncio Cardoso, que cederam parte dos seus acervos para a exposição. Já as fotos atuais da cidade são dos cinco fotojornalistas da Secom – André Moreira, Alejandro Zambrana, Jorge Henrique, Lízia Martins e Silvio Rocha. A curadoria da exposição ficou a cargo do diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), Luis Adelmo Soares, e do historiador Amâncio Cardoso, com produção da publicitária Eliene Nascimento.

Entre imagens novas e antigas, a viagem é narrada pelo historiador Amâncio, autor do texto das legendas, e começa com a romântica perspectiva da Colina do Santo Antônio, onde a Assembléia Provincial se reuniu para discutir a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju, em 1955.

As fotos mostram também, entre outros pontos, a praça Olímpio Campos, que abrigou as festividades dos 100 anos de Aracaju, em torno da Catedral Metropolitana. "Nela, os aracajuanos comemoravam os festejos natalinos, varando a noite no entorno do belíssimo templo neogótico", descreve Amâncio Cardoso.

Para o curador da exposição, Luis Adelmo Soares, o desafio foi selecionar, entre centenas de fotografias históricas, as que pudessem refletir com propriedade o desenvolvimento e a modernidade que o aracajuano experimentou sem, no entanto, perder seus referenciais artísticos, geográficos e humanos. "Buscamos na coletânea um lastro que revelasse os sentimentos de pertencimento e contemplação do aracajuano pela sua terra, em palavras e imagens singelas, porém bem trabalhadas", conta.

Novos olhares

Segundo o secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Cardoso, o intuito é atrair pessoas de todas as idades a contemplar uma Aracaju única, atraente e vigorosa numa nova perspectiva. "Buscamos nos arquivos do escritor Murillo Melins e do historiador Amâncio Cardoso informações e imagens de pontos conhecidos da cidade pela relevância social, turística e econômica. As cenas inspiraram os fotojornalistas a buscar novos olhares sobre esses planos", revela.

Um dos que encararam a tarefa de retratar a nova Aracaju sob uma nova perspectiva foi o fotojornalista Slvio Rocha. "Foi um trabalho prazeroso sair do lugar comum. Percebi que os colegas sentiram o mesmo ao pesquisar pontos de vista diferentes de lugares pelos quais passamos todos os dias. É uma forma de valorizar a fotografia e presentear o público com algo que o motiva a conhecer melhor, a ‘re-olhar' a cidade", diz.

Novidades

Ainda de acordo com Marcos Cardoso, a exposição é uma das realizações da Secom dentro da programação dos 155 anos da capital. "Em comemoração ao aniversário da cidade, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju preparou um hotsite especial, onde os internautas têm acesso a informações, curiosidades e fotos de Aracaju, além de ferramentas interativas", informa o secretário.

Em parceria com o coletivo de fotógrafos Trotamundos, a Secom também desenvolveu o projeto ‘Um Olhar Sobre a Cidade', por meio do qual 30 jovens de famílias de baixa renda participaram de uma oficina multimídia. As fotos produzidas por eles estão disponíveis no hotsite e também poderão ser vistas em varais itinerantes nos projetos Arte em Toda Parte e Virada Cultural. As imagens retratam vários locais de Aracaju e revelam perspectivas diferenciadas e únicas da capital sergipana.