PMA vai entregar 552 moradias no bairro Novo

Para comemorar o aniversário de 155 anos da capital, a Prefeitura de Aracaju elaborou uma programação especial com 21 inaugurações de obras, além de atividades festivas. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração do município vai entregar à população de baixa renda 552 unidades habitacionais no bairro Novo, na zona Sul da cidade. O volume de investimentos chega a R$ 12.756.548,16.

Divididas em três empreendimentos, as 552 moradias vão reduzir o déficit habitacional da capital, beneficiando milhares de famílias. Em parceria com o Governo Federal, o município já concluiu as obras dos três conjuntos de residenciais que serão inaugurados. O primeiro é composto por 78 casas do Programa Moradia Cidadã; o segundo, por 250 casas do Programa Santa Maria Protege; e o terceiro tem 224 unidades dividas em 14 blocos de 16 apartamentos cada.

Os beneficiados pelo Programa Moradia Cidadã vão receber uma casa de 31,99 m² de área construída, com sala, banheiro, cozinha e um quarto. Já os futuros proprietários das 250 moradias do Programa Santa Maria Protege vão receber uma nova residência com sala, varanda, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço em 54,18 m² de área construída.

Os futuros moradores dos apartamentos receberão moradias com os sanitários, pias e tanques de lavar roupas já instalados. As unidades foram construídas com acabamento em cerâmica no piso de todos os cômodos e nas paredes da cozinha e banheiro. As unidades estão distribuídas em dois condomínios que contam com um reservatório superior de água com capacidade de armazenamento de até 60 mil litros e uma área de convivência social com bancos e estacionamento. A medição de água e energia elétrica será individual e o gás canalizado.

Famílias beneficiadas

As moradias serão entregues sem nenhum custo às famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A maioria vive hoje em habitações precárias localizadas em áreas de risco, como encostas, margens de vias movimentadas e canais, ou sem nenhuma condição sanitária. A Semasc já realizou o sorteio das moradias de todas as unidades do bairro Novo que serão entregues neste primeiro momento.

Complexo habitacional

Na mesma área, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com os governos federal e estadual, está construindo um grande complexo habitacional com toda a infraestrutura urbanística. Além das 552 unidades concluídas, o município está construindo mais 1.404 casas e 256 apartamentos, totalizando mais 1.660 moradias.