PCdoB será homenageado na Assembleia gaúcha dia 25

O deputado Raul Carrion, líder da bancada do Partido Comunista do Brasil na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza o Grande Expediente em homenagem aos 88 anos PCdoB, no próximo dia 25 de março, a partir das 14 horas, no Plenário 20 de setembro.

Fundado no ano de 1922, em congresso realizado na cidade de Niterói (RJ) e representado por 73 filiados de todo o país. Assim nascia o partido da classe operária brasileira. O surgimento do PCdoB era resultado do impasse a que haviam chegado as grandes lutas operárias de 1917,1918 e 1919 que demonstraram a falência teórica e prática do anarquismo, até então hegemônico entre o proletariado avançado do país.

O surgimento do PCdoB decorre do amadurecimento histórico do povo brasileiro, a rica trajetória de lutas desde a época colonial, a resistência dos quilombos, os inconfidentes, os balaios, os republicanos de 1817, os confederados do Equador, os farrapos, os sabinos, os cabanos, os camponeses de Canudos e Contestado, os marinheiros subelevados de João Cândido, e tantos outros.

O PCdoB nos anos de 1961-1962, em conferência nacional extraordinária reorganizou-se com a sigla PCdoB e não mais como PCB, anteriormente registrado.Apesar de ser o partido mais antigo do país,o PCdoB só reconquistou a legalidade em maio de 1985, depois de 38 anos de clandestinidade.

As intensas lutas sociais durante as quais centenas de comunistas perderam a vida, assassinados, torturados, exilados e muitas vezes forçados à clandestinidade, durante a Ditadura Militar, fez com que o partido se consolidasse seja na juventude por meio da UNE, na luta armada com a Guerrilha do Araguaia,e no proletariado com os trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, um sentimento revolucionário e combativo entre seus militantes.

Nas décadas de 70,80 e 90 o Partido Comunista do Brasil teve papel destacado e fundamental para o povo brasileiro com as greves operárias, na campanha pela Anistia e pelas Diretas Já,na reconquista da legalidade ao Fora Collor, e contra o neoliberalismo, tornando-se um dos maiores movimentos de massa dos brasileiros.

Diante das mudanças e com o fortalecimento dos comunistas no cenário político do Brasil, ao lado do Governo Lula e em busca dos avanços para soberania do país, o PCdoB traça sua trajetória nas lutas pelas transformações e conquistas do país.

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues