Jamil Murad debate em SP os 88 anos do PCdoB e as eleições 2010
Militantes, lideranças e amigos do Partido Comunista do Brasil em São Paulo (SP) vão debater, neste sábado (20), “Os 88 Anos do PCdoB e os Desafios para 2010”. A atividade começa às 14 horas, com uma exposição do vereador Jamil Murad, líder da bancada comunista na Câmara Municipal paulistana.
Publicado 18/03/2010 13:59

Também confirmaram presença Alcides Amazonas (chefe da Fiscalização da Agência Nacional do Petróleo e ex-vereador), Gustavo Petta (secretário de Esportes de Campinas e ex-presidente da UNE) e Edmundo Fontes (secretário municipal de Organização do PCdoB). Cerca de cem pessoas são esperadas para o debate, que ocorre no auditório do Comitê Central do partido (Rua Rego Freitas, 192 – 6º andar – República).
“Conhecer a história do PCdoB é resgatar várias lutas da sociedade por liberdade e justiça. Mesmo depois de ter sofrido tanta violência e covardia — de ter sobrevivido a toda sorte de perseguição —, o partido é um exemplo de insistência e coerência”, afirma Jamil Murad.
“Com os comunistas na legalidade, a partir de 1985, o povo foi conhecendo mais a história do PCdoB, o porquê de suas lutas, e passou a aderir. Na verdade, o PCdoB sempre foi respeitado e temido — mas hoje tem forças suficientes para influir no rumo da luta política, na busca de mudanças mais profundas”, agrega o vereador.
Jamil é filiado ao PCdoB desde 1968. Médico de formação, foi diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (1978-1990), deputado estadual (1991-2003) e deputado federal (2003-2007). Em seus 42 anos de vida pública, sempre valorizou a o diálogo direto com trabalhadores.
“Um partido popular nunca pode abrir mão do debate, do esclarecimento político, do envolvimento com o povo. Só assim as pessoas passam a se interessar e a ter gosto pela política”, analisa Jamil. “São esses debates que dão consistência mais permanente aos militantes. Atividades como o debate deste sábado nos preparam para a luta política de 2010 — mas também ajuda a fortalecer o PCdoB para outras jornadas, que se projetam por décadas.”
O mais perseguido
“Os 88 Anos do PCdoB e os Desafios para 2010” será promovido pelo Comitê Distrital Centro do PCdoB de São Paulo, presidido pelo jornalista André Cintra. “É a nossa principal contribuição ao ‘Março Vermelho’ — iniciativa que o Comitê Municipal propôs para marcar a passagem do 88º aniversário do partido”, afirma o dirigente. O Comitê Distrital Centro atua em nove bairros paulistanos: Aclimação, Barra Funda, Bela Vista, Cambuci, Consolação, Liberdade, Perdizes, República e Sé.
Segundo André — que também é membro da Direção Municipal do PCdoB —, nenhum partido tem uma trajetória “sequer parecida” com a dos comunistas brasileiros. Fundado em 25 de março de 1922, o PCdoB é o partido mais antigo país e vive, atualmente, seu mais prolongado período de legalidade.
“Somos também a legenda partidária mais perseguida na história do Brasil. Passamos dois terços de nossa existência na clandestinidade”, lembra André. “Só de 1972 a 1976, tivemos dez dirigentes nacionais mortos e outros seis presos. Sem sentido histórico e perspectiva revolucionária, o PCdoB não teria resistido a estes 88 anos.”
Da Redação