Sem categoria

Redução da jornada dos enfermeiros entra na pauta da Câmara

Dos vários projetos prioritários apresentados na Câmara dos Deputados para que conste na pauta da votação das próximas semanas, a liderança do PCdoB na Casa conseguiu incluir na lista o que reduz a jornada semanal dos enfermeiros para 30 horas semanais. Com a pauta trancada, devido as Medidas Provisórias (MPs), a perspectiva é que matéria seja votada em plenário no mês de abril. Além dele, a liderança emplacou na pauta o projeto que regula o comércio de medicamentos em farmácias e drogarias.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), diz que a redução da jornada deles é luta de uma década. portanto, mais do que justo a inclusão na pauta da votação. Segundo ela, diversas categorias na área de saúde já conquistaram a redução de jornada, sendo que os enfermeiros e auxiliares, que representam 60% dos profissionais, ainda lutam por esse direito. A  categoria em todo o país é formada por 1,4 milhão de trabalhadores. 

A deputada afirmou que o projeto conta com grande apoio na Casa, mas enfrenta o poderoso lobby dos donos de hospitais particulares, uma vez que no setor público a maioria reduziu a jornada. “Vários parlamentares são financiados eleitoralmente por esse segmento, o que se caracterizou como grande obstáculos para os trabalhadores que também estão mobilizados”, disse a deputada.

O projeto, de autoria do ex-senador Lúcio Alcântara (CE), já foi aprovado em quatro comissões temáticas da Casa: Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos; Comissão de Seguridadee Social e Família, Comissão de Finanças e Tributação; e na Comissão de Constiuição e Justiça.

Da Sucursal de Brasília