Redução da jornada dos enfermeiros entra na pauta da Câmara
Dos vários projetos prioritários apresentados na Câmara dos Deputados para que conste na pauta da votação das próximas semanas, a liderança do PCdoB na Casa conseguiu incluir na lista o que reduz a jornada semanal dos enfermeiros para 30 horas semanais. Com a pauta trancada, devido as Medidas Provisórias (MPs), a perspectiva é que matéria seja votada em plenário no mês de abril. Além dele, a liderança emplacou na pauta o projeto que regula o comércio de medicamentos em farmácias e drogarias.
Publicado 19/03/2010 16:47
A líder do PCdoB na Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), diz que a redução da jornada deles é luta de uma década. portanto, mais do que justo a inclusão na pauta da votação. Segundo ela, diversas categorias na área de saúde já conquistaram a redução de jornada, sendo que os enfermeiros e auxiliares, que representam 60% dos profissionais, ainda lutam por esse direito. A categoria em todo o país é formada por 1,4 milhão de trabalhadores.
A deputada afirmou que o projeto conta com grande apoio na Casa, mas enfrenta o poderoso lobby dos donos de hospitais particulares, uma vez que no setor público a maioria reduziu a jornada. “Vários parlamentares são financiados eleitoralmente por esse segmento, o que se caracterizou como grande obstáculos para os trabalhadores que também estão mobilizados”, disse a deputada.
O projeto, de autoria do ex-senador Lúcio Alcântara (CE), já foi aprovado em quatro comissões temáticas da Casa: Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos; Comissão de Seguridadee Social e Família, Comissão de Finanças e Tributação; e na Comissão de Constiuição e Justiça.
Da Sucursal de Brasília