Sem categoria

São Paulo passa fácil pelo Nacional; Inter tropeça

O São Paulo deu na noite desta quinta-feira (18) um passo importante rumo à classificação para a segunda-fase da Copa Libertadores de 2010, ao vencer por 3 a 0 a equipe do Nacional, do Paraguai. O Internacional não teve a mesma sorte, ao empatar em 0 a 0 com o Cerro, do Uruguai, e ver a liderança de seu grupo parar nos pés do adversário uruguaio.

Jogando no Morumbi diante de 31 mil pagantes, o São Paulo não precisou se esforçar muito para vencer a fraca equipe do Nacional paraguaio. Apesar de cornetado pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio, o clube paulista superou facilmente o adversário, com gols de Dagoberto, Léo Lima e Washington.

"Não gostei da atuação. O time jogou muito mal. O resultado foi bom, mas a apresentação muito ruim", disparou Juvenal Juvêncio depois da vitória sãopaulina na partida anterior, contra o mesmo Nacional, no Paraguai, por 2 a 0. Hoje não teve comentário, nem crítica. Juvenal deve estar procurando meios para conseguir pagar os bichos atrasados que deve ao time.

A revelação que o clube não tem pago as gratificações por vitórias, o popular "bicho", foi tema evitado pelos jogadores nas conversas com jornalistas após o jogo. O atacante Dagoberto tentou minimizar o desconforto proporcionado pelas críticas do presidente sãopaulino e pelo não pagamento da gratificação, respondendo as perguntas da mídia de forma "irônica".

O São Paulo é líder de seu grupo, com nove pontos ganhos, já que o mexicano Monterrey e o colombiano Once Caldas empataram por 2 a 2 no México, ficando cada um com cinco e oito pontos, respectivamente.

O clube paulistano volta a jogar pelo torneio continental no dia 31 de março, diante do Monterrey, no México. O insólito da partida aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, quando o atacante Washington pediu para ser substituído e disparou feito um foguete para o vestiário do clube, acometido por uma diarréia.

Decepção colorada

Já o Internacional, que foi até a fronteiriça cidade uruguaia de Rivera para jogar com o Cerro, de Montevidéu, teve de se contentar com o placar em branco. Resultado que certamente irritou os mais de 20 mil torcedores do Colorado gaúcho, que se deslocaram até o pequenino estádio de Rivera.

O estádio Atílio Paiva, na fronteira com o Rio Grande do Sul, parecia mais uma sede colorada, com 20 torcedores do Internacional para cada torcedor do time local. A partida manteve o time do técnico Jorge Fossati na vice-liderança do grupo. O Inter chegou a cinco pontos ganhos, dois atrás do próprio Cerro.

O jogo foi movimentado e o Inter viveu uma situação de sufoco nos primeiros 10 minutos do jogo, quando o goleiro Pato Abbondanzieri teve de trabalhar várias vezes para evitar a abertura do placar.

Fossati mexeu no time, passando a equipe da formação 3-5-2 para um 4-5-1 e a mudança serviu para acabar com o espaço que o Cerro tinha para jogar. O Colorado cresceu e, com ele, o goleiro adversário. Rolero resolveu aparecer, e se não fosse assim, o time brasileiro poderia até ter goleado.

Apesar de frustrante, o empate em 0 a 0 permite que, com uma vitória, o Inter assuma a liderança da chave já na próxima rodada, dia 31 de março, no Beira-Rio, novamente contra a equipe de Montevidéu.

Da redação, com agências