Sem categoria

Fórum sobre urbanização reunirá mais de 15 mil no RJ

A partir desta segunda-feira (22) o Brasil sedia o 5º Fórum Urbano Mundial, considerado o maior e mais importante evento mundial de urbanismo. Nesta edição, o tema será O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido. Criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) o fórum discute os desafios colocados pela crescente urbanização das cidades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, pela manhã, da abertura do evento, que vai reunir integrantes de 161 países. No último dia 9, a ONU contabilizava 15,9 mil inscritos. A edição anterior, ocorrida no Canadá, teve cerca de 10 mil participantes.

As discussões do fórum serão divididas em seis temas: Levando adiante o direito à cidade; Unindo o urbano dividido; Acesso igualitário à moradia; Diversidade cultural nas cidades; Governança e Participação; e Urbanização sustentável e inclusiva.

O fórum se realiza de 22 a 26 de março, na zona portuária do Rio de Janeiro. que foi revitalizada para sediar as discussões. A União investiu R$ 26 milhões na realização do evento.

Fonte: Agência Brasil