Sem categoria

Esquerda paraguaia lança frente de apoio a Lugo

De olho nas eleições municipais do segundo semestre deste ano e nos três anos que restam a Fernando Lugo na presidência, partidos e movimentos de esquerda uniram-se sob uma mesma bandeira e lançaram oficialmente, no último fim de semana, a maior frente de apoio ao atual governo.

De acordo com o jornal ABC Color, a “Frente Guazú” (Grande Frente), como foi chamada, é composta por 22 partidos políticos e movimentos populares de orientação de esquerda, englobando sindicatos e organizações sociais que, anteriormente, compunham a Aliança Patriótica para a Mudança (APC) – grupo que levou o atual presidente ao poder em 2008.

“Aqui estamos aqueles que apostamos em uma democracia autêntica. Não só representativa, mas também participativa”, disse Lugo em discurso. O ato em frente à sede do Parlamento em Assunção, reuniu 15 mil pessoas de acordo com a polícia e 30 mil segundo os organizadores do evento.

Os manifestantes, além de participar da inauguração da Frente Guazú, aproveitaram para protestar contra o Congresso e o Poder Judicial e mostrar apoio incondicional a Lugo para combater um possível impeachment liderado pela oposição.

Mobilização indigena

De acordo com o jornal local Ultima Hora, o sindicalista Andrés Cabañas disse que “é hora de varrer o Parlamento e o Judiciário, porque ambos não fazem nada a não ser tirar sarro do povo”. A representante indígena Bernarda Pesoa, apoiou Cabañas, insistiu a necessidade de "fazer uma limpeza" pelo Congresso e convocou 100 mil indígenas para ir as ruas defender Lugo.

O presidente, por sua vez, disse que não teme aqueles que vão contra mudanças e que ele, junto aos cidadãos paraguaios, está disposto a “morrer em vez de desistir”. Principal orador do evento, Lugo destacou que sem o apoio popular seu governo não se consolidará democraticamente e insistiu que o que o país precisa é de mudanças efetivas.

"Digam o que disserem os que não querem a mudança, não vamos renunciar perante as mentiras e os enganos", assegurou.

Com agências