Debate sobre Plano Diretor continua no saguão da TVCOM

Uma hora de programa não foi suficiente. O debate sobre o Plano Diretor de Florianópolis, que foi ao ar nesta sexta-feira no programa Conversas Cruzadas da TVCOM, continuou por mais uma hora na recepção da emissora. Diferentes opiniões, diferentes reivindicações e diferentes propostas.

O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Átila Rocha dos Santos, disse que vai pedir ao prefeito da Capital, Dário Berger, mais tempo para discutir o projeto antes que ele seja encaminhado à Câmara de Vereadores.

— Vamos tentar prorrogar as discussões pelo menos até o final do mês — disse Átila.

O vereador da Capital, Norberto Stroish Filho (PMDB), acredita que depois de dar entrada na Câmara de Vereadores, o projeto do Plano Diretor deve tramitar ainda por um ano.

— Vamos realizar audiências públicas e reuniões com a comunidade para chegarmos a um consenso sobre o futuro da cidade — disse.

No entanto, o movimento comunitário pede mais espaço nas discussões. A presidente da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco), Angela Liuti, espera que a prefeitura reconheça que a população precisa ser ouvida para chegar a novos acordos.

— É preciso ouvir a comunidade e saber o que os núcleos distritais da cidade têm a dizer.

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Hélio Bairros, espera mudanças na proposta de Plano Diretor apresentada pela prefeitura. Ele acredita que o projeto precisa ser mais detalhado para garantir a segurança jurídica aos empresários.

— É preciso saber o que se pode e o que não se pode. A cidade precisa atrair investidores, com segurança, e acabando assim, com a informalidade — defendeu.

O vereador da Capital, Ricardo Camargo Vieira (PCdoB), acompanhou o programa nos bastidores. Ele teme que o projeto do Plano Diretor seja votado rápido demais devido ao fato de que a prefeitura tem maioria na Câmara.

Para quem perdeu, o programa Conversas Cruzadas será reprisado neste sábado, às 10h, na TVCOM, canal 36 da NET ou da Viamax. Também é possível assistir pela internet, clicando aqui.

fonte: Diário Catarinense online