Sem categoria

Estudantes tomam as ruas por verbas do pré-sal para a educação

Estudantes em todo o país se mobilizam em manifestações esta semana dando início à Jornada de Lutas liderada pelo movimento estudantil. 50% do Fundo do Pré-sal para a educação é a principal bandeira.


- Domingos Peixoto

As capitais do Rio de Janeiro e de Pernambuco dão a largada nesta terça-feira, 23, com mobilizações e atos por reivindicações que interessam todos os brasileiros e, em especial são diretamente ligadas aos estudantes e aos rumos da educação. Este ano todos os olhares estão voltados para o Pré-sal, ou melhor, para os recursos que serão levantados com a exploração do petróleo nas águas profundas da costa brasileira.

Assista um trecho da convocação da Jornada de Lutas 2010, feita pelo presidente da Ubes, Yann Evanovick:

 

Além da pauta dos 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação, que mobiliza os estudantes na Jornada de Lutas 2010, há também reivindicações específicas, refletindo demandas regionais.

Preocupado com o financiamento da educação pública no Brasil e lutando pela democratização do acesso ao ensino em todos os níveis, o movimento estudantil definiu que 50% dos Recursos do Fundo do Pré-sal precisam ser investidos na Educação. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) convocam e organizam as passeatas em todo o país, em conjunto com as entidades estaduais e de base.

Pré-Sal para educação nas ruas

Nos últimos meses, as entidades tem promovido atos e eventos para divulgar na comunidade acadêmica o potencial petrolífero no pré-sal e a importância da aplicação dos recursos em áreas estratégicas, como é a educação e ciência e tecnologia. Mas, segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, chegou o momento de ampliar essa divulgação e envolver mais gente nessa batalha.”Achamos importante que a população entenda o que significa a riqueza do pré-sal, e como seus recursos podem transformar nossa realidade. A mobilização que estamos promovendo, a Jornada de Lutas 2010, tem esse desafio também”, explica. E garante “a expectativa é muito grande, de levar mais e mais estudantes às ruas. Com o debate do pré-sal chegando ao Senado, a polêmica dos royalties esquentou. É um momento muito pertinente para as passeatas, para os estudantes irem às ruas!”, concluiu.

Para o presidente da ANPG, Hugo Valadares, a pauta dos estudantes é legítima e fundamental ao desenvolvimento do Brasil pois, segundo ele, a educação é tema transversal: "não tem como fazer investimentos maciços em Ciência, Tecnologia e Inovação, por exemplo, sem investir em Educação. As coisas estão diretamente relacionadas. Para aumentar a produção de pesquisa no país precisamos qualificar mais gente, melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação e outras demandas que dependem de uma boa base educacional".

A Jornada de lutas unificada do Movimento Estudantil foi convocada em reunião conjunta das diretorias da UNE e da Ubes, com participação do presidente da ANPG.

Leia também:
RJ: Mais de 6 mil estudantes pelo passe e por verbas do pré-sal
PE: Eduardo Campos participou da jornada dos estudantes
Em Santa Catarina, os estudantes se mobilizam desde a semana passada

Jornada de Lutas 2010
23 – terça-feira – Rio Janeiro e Pernambuco
24 – quarta-feira – Minas Gerais, Brasília e Goiás
26 – sexta-feira – São Paulo

Haverá passeatas também ao menos em Manaus (AM), Salvador (BA), Porto Algere (RS) e Cuiabá (MT).

De São Paulo, Luana Bonone, com Estudantenet